Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ABERTURA DO CEARÁ NATAL DE LUZ - PAPAI NOEL, NEVE, CORAL DA LUZ E SHOW COM ALCEU VALENÇA

Apresentação da programação do Natal de Luz
São 23 anos de temporadas natalinas na cidade, realizadas pela Câmara dosDirigentes Lojistas – CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social – ICDL, sendo um momento de amor e renovação da esperança. O Ceará Natal de Luz cresceu ano a ano e agora é a maior série de eventos de Natal entre as capitais do Brasil. A abertura será no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 17h, na Praça do Ferreira, e a programação seguirá até dia 23 de dezembro em diversos pontos da cidade.
O presidente da CDL Fortaleza e diretor do evento, Assis Cavalcante, explica a capacidade social do comércio de ser um agente de difusão de temas para toda a sociedade. “Pensamos em destacar o premiado trabalho do Mestre Espedito Seleiro, sua trajetória de ofício que virou arte e seus 80 anos de vida. A cultura mostrada de forma tão bonita como no Natal é capaz de transformar vidas. Por isso, neste ano em que a CDL completa 60 décadas atuantes, vamos trabalhar transversalmente com o lema da infância, que nos é caro e é de responsabilidade de cada cidadão”, ressalta Assis. Criança é luz para o mundo é o tema da festa que é um presente para todas as famílias, um evento cultural de transformação do presente e um legado para esta geração.
Todos os anos a decoração do Natal  espalhada por diversos pontos alegra a cidade. A identidade visual de 2019 mescla as tradicionais imagens natalinas e a força da cultura nordestina. O tema artístico é do Mestre Espedito Seleiro, destaque no Brasil e no mundo, como criador de icônicas peças em couro, com cores e design original. 
A abertura Ceará Natal de Luz será no dia 21 róximo (quinta-feira), às 17 horas, na tradicional Praça do Ferreira. Quem já participou desse momento pode confirmar que é imperdível. 
A chegada do Papai Noel também promete alegrar, e é bastante aguardada. O velhinho, símbolo da doação de presentes do bem, terá roupa inspirada nos desenhos e nas cores do Mestre. Outro momento inusitado será a “chuva” de neve, que desde 2017 a gente vê no Natal e encanta cearenses e turistas.
A aparição do Coral da Luz nas sacadas do Hotel Excelsior é outro ápice da abertura. A interpretação das músicas natalinas por 130 crianças e adolescentes confirma o encantamento desta época. Os corações batem forte também com os shows do palco principal. Tenores líricos, orquestras e o pernambucano Alceu Valença fazem parte do show. 
OS POLOS -  O Natal de Luz da CDL terá os seguintes polos: 
Praça do Ferreira – É a primeira casa do Ceará Natal de Luz. As decorações no Cineteatro São Luís, na Coluna da Hora e no Hotel Excelsior, além dos logradouros do entorno são destaque. É o local da abertura e do encerramento do evento, de uma das aguardadas e enormes árvores de natal e da Casa do Papai Noel, que poderá ser visitada durante toda temporada e este ano estará com novidades. Também é na Praça que fica um posto de troca de garrafas PET por mudas.
Mapping e show de luzes na abertura no Natal de Luz – A  arte de Espedito Seleiro inspira a projeção na fachada do Cineteatro São Luiz, celebrando o seu criativo trabalho e os 60 anos da CDL de Fortaleza. Um espetáculo de imagens e sons que mescla técnicas de animação 2D e 3D para valorizar a textura do couro e os desenhos característicos do artista
Praça Portugal – O local fica todo decorado e iluminado, além de receber uma das árvores natalinas mais aguardadas. Lá, havers programação aos sábados e domingos, dando continuidade à ocupação cultural deste espaço, com espetáculos de teatro, orquestra, tenores, corais e cantores líricos.
Estoril (Praia de Iracema), Praça Luiza Távora (CEART) e Praça Cristo Redentor (Teatro São José) – O Estoril já faz parte do calendário e este ano teremos uma edição do Mercado de Natal, com expositores da cultura popular. E em 2019, as ações culturais serão ampliadas em Fortaleza, espalhando a centelha das boas práticas e, seguindo o lema escolhido para o ano, as atividades infantis serão destaques nos polos da Praça Luiza Távora e do Teatro São José.
MERCADO DE NATAL – A cultura popular terá grande alcance este ano com as edições das feiras de economia criativa na Praça do Ferreira e no Estoril. Essa ação traz para o evento todo o potencial desse modelo de negócios, cada vez mais importante para a geração de renda de diversas pessoas.
ÁRVORES DE NATAL –Em 2019, com o tema artístico assinado pelo Mestre Espedito Seleiro, a tradição da cultura cearense estará estampada na decoração natalina que ganha as cores e as formas dos desenhos em couro do Mestre. A árvore da Praça do Ferreira terá 25 metros e da Praça Portugal, 36 metros.
CORAL DA LUZ – A tradicional apresentação de crianças e adolescentes do Coral da Luz é muito esperada. Todos os dias da temporada de Natal, às 18 horas, integrantes da Associação Nossa Casa Mãe África (ANCMA) e do Coral Ângelus, emocionam e aquecem o coração de cada um que para diante às sacadas iluminadas do Hotel Excelsior, primeiro “arranha-céu” da capital cearense. O coral se prepara durante o ano com as maestrinas Sislaine Simões (ANCMA) e Socorro Raulino (Ângelus). Durante as apresentações de Natal, o coral infanto-juvenil é regido pela maestrina Socorro.
Coral Itinerante – Para cada vez mais gente entrar no clima natalino, esta ação leva as belezas dos cânticos típicos de natal para outros pontos da cidade. Este ano teremos a novidade do Coral Itinerante no Fortaleza Bus (itinerário a confirmar). O coral adulto é do Grupo Vocal Porta Voz e é regido pelo maestro Poty Fontenelle, diretor artístico e cultural do evento.
AÇÃO AMBIENTAL – Em 2007, foi lançado o desafio de distribuir 1 milhão de mudas de árvores até 2017. A marca foi alcançada três anos antes, em 2014, e registrando a primeira meta alcançada, uma muda de pau-brasil foi plantada na Praça do Ferreira. Em 2018 foram entregues 100 mil mudas. Este ano, o posto de troca continua atuante na campanha ambiental trocando garrafas plásticas por mudas de árvores frutíferas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário