Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ACONTECEU NO TEATRO ARRAIAL - 1º CONGRESSO DE MARACATUS NAÇÃO TEM EXTENSO PROGRAMA

O Teatro Arraial Ariano Suassuna, no Recife, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, recebeu parte da programação do 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação - Desafios e Perspectivas da Salvaguarda dos Maracatus. O encontro começou na segunda-feira (11) e foi até o domingo (17). Na pauta, o esforço para congregar maracatuzeiros, brincantes, pesquisadores e representantes de órgão gestores da cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal. O objetivo foi discutir o cenário atual e as perspectivas futuras dessa manifestação cultural. 
O Maracatu Nação, ou Maracatu de Baque Virado, é patrimônio cultural imaterial do Brasil. Está inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Formas de Expressão desde 2014. No entanto, desde que foi registrado, ainda não teve o Plano de Salvaguarda elaborado, o que poderia facilitar o trabalho de preservação desse bem cultural. Um dos focos do congresso foi justamente fomentar o debate para acelerar esse processo.
Além das rodas de diálogo nesse sentido, também houve celebrações a partir da sexta-feira (15), para lembrar o aniversário do Maracatu Elefante. No sábado (16), mestres de Nações de Maracatu ministraram oficinas gratuitas e abertas ao público, como preparação para o encerramento das festividades no domingo (17). 
No último dia, houve grande encontro de batuqueiros no Bairro do Recife, com a presença de amantes da cultura do maracatu, integrantes de Nações de Pernambuco, maracatus parafolclóricos e grupos percussivos de todo país.
O 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação foi uma realização da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco - Amanpe, Secult-PE/Fundarpe, da Prefeitura do Recife, através de sua Secretária de Cultura - Secult, Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural - DPPC e Fundação de Cultura da Cidade do Recife - FCCR e do Iphan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário