Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO - CONSAGRADO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA UNESCO

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão foi consagrado agora como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura foi reconhecida pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, na última quarta-feira(11), durante a 14º reunião realizada em Bogotá, na Colômbia
O Bumba meu Boi foi o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional da Unesco, junto com a Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).
O Bumba meu Boi apresentado no Maranhão é considerado um Complexo Cultural por congregar diversos bens associados em uma manifestação. No campo da expressão popular, por exemplo, apresenta performances dramáticas, musicais e coreográficas, destacando-se ainda a riqueza das tramas e personagens. Já no plano material, podem ser apreciados os artesanatos, como os bordados do couro do boi e das indumentárias de seus personagens, além dos instrumentos musicais confeccionados artesanalmente. O Bumba meu Boi reúne todas as matrizes da formação cultural brasileira: indígena, negra e branca por meio do ritmo, da dança e das músicas.
A candidatura, segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reforça o potencial turístico cultural do Brasil dentro e fora do País. "Não à toa, fomos eleitos pelo Fórum Econômico Mundial como o nono país em atrativos culturais, o que nos faz ter a certeza de que a valorização de nossa identidade cultural será fundamental para levar nosso setor a um novo patamar", afirma.
Para o secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, o reconhecimento é de extrema importância, pois garante maior promoção da cultura e do turismo dentro do Brasil e no exterior. (Com o MTUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário