Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2020

CAIS DO SERTÃO - CONVERSA SOBRE MULHERES PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO

Rodas de conversa com mulheres Patrimônio Vivo
Para celebrar o mês dedicado às mulheres, o Centro Cultural Cais do Sertão, em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) promove rodas de conversa para destacar a trajetória das mulheres que são Patrimônio Vivo de Pernambuco, a exemplo da cirandeira Lia de Itamaracá e da repentista Mocinha de Passira.
Os encontros acontecem a partir da quarta-feira e até a sexta, sempre começando às 14h30, na Sala Todo Gonzaga, dentro do museu. Outro presente para as mulheres é a entrada gratuita no museu até domingo (15). 
Na quarta-feira (11), a temática foi a atividade de partejar, mantida há mais de 60 anos por Maria dos Prazeres de Souza, a Dona Prazeres, 82 anos. Durante todo este tempo, foram mais de cinco mil partos - e nenhum óbito no currículo. Além dela, participaram da roda de conversa a parteira Dani Siqueira e a psicóloga Dan Gayoso, que atua na preparação e assistência ao parto como educadora perinatal e doula. A mediação é da antropóloga Elaine Müller, da UFPE. 
Ontem, foram tratadas às mestras nas expressões culturais. O bate-papo reuniu a cirandeira Lia de Itamaracá, a repentista Mocinha de Passira, a circense Índia Morena e a brincante Cristina Andrade, mestra de ciranda, pastoril e urso. A conversa foi sobre a riqueza das expressões culturais de Pernambuco, além de um pouco da trajetória de cada uma delas. Houve ainda uma homenagem a todas às mulheres Patrimônio Vivo de Pernambuco com um certificado. Selma do Coco e Ana das Carrancas, já falecidas, também serão destacadas.
Para fechar a semana, hoje (13) o artesanato pernambucano ganha atenção. O papo será mediado pela coordenadora de Artesanato da AD Diper, Maria do Socorro Leão, e conta com a participação das artesãs Neguinha e Mauricéia Henrique Silva, da Associação de Artesãs Flor de Barro, de Caruaru. A gestora do Museu do Barro, de Caruaru, Maria Amélia Carneiro Campello, e a doutora em design Ana Andrade, uma das criadoras do laboratório Imaginário, também participam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário