Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PROGRAMA CHEIO NOS 426 ANOS DE JOÃO PESSOA

Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa-PB

A capital paraibana vai receber mais de 50 atrações para comemorar seus 426 anos de fundação. Na 'Festa das Neves 2011', nomes como Zélia Duncan, 14 Bis, Vander Lee, Banda Black Rio, Bartô Galeno, Marcio Greyck e Banda Eddie subirão ao palco armado no Ponto de Cem Réis. A programação do evento, que começa sempre a partir das 19h, conta ainda com o 'Encontro Nacional de Cultura Popular Tradicional', reunindo grupos de diversas partes do país. A realização é da Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
A Festa das Neves deste ano inclui 16 shows de artistas e grupos locais e nacionais, sendo dois por noite. A abertura foi no dia 30 de julho, animada pelo cantor mineiro Vander Lee. No dia 3, houve homenagem  o humorista Shaolin, que se recupera de um acidente automobilístico.
A novidade da programação é o 'Encontro Nacional de Cultura Popular Tradicional', que reunirá mais 34 grupos e duplas, oriundos de diferentes regiões do Brasil. Todos  se apresentam em palco instalado no Ponto de Cem Réis, a partir das 19h. Entre os convidados muitos destaques nacionais da cultura popular, entre músicos e folcloristas.
NOMES DA CIDADE -  O primeiro nome de João Pessoa ( fundada em 5 de agosto de 1585), foi Povoação de Nossa Senhora das Neves, a padroeira do município. Depois,  Cidade de Nossa Senhora das Neves (1589);  Cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves (1600), Frederikstadt, (1635); Cidade de Nossa Senhora das Neves (1655); Cidade da Paraíba (1817), Finalmente, João Pessoa, homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930,  na cidade do Recife, nome aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, em  4 de setembro de 1930.  
TURISMO João Pessoa é bonita  e aconchegante. Sua população é saudável e hospitaleira e vive numa terra cheia árvores e vegetação abundante, sendo a segunda mais verde do mundo, perdendo apenas para Paris. Dia ou noite, a gostosa capital nordestina oferece opções várias, seja no turismo cultural ou de lazer
Imperdíveis são visitas e momentos de lazer no Recife de Picãozinho, Estação Cabo Branco. Manaíra Shopping. Praia de Manaíra, Praia de Tambaú, Farol do Cabo Branco. Também, passeio nas ruas e praças que relembram saudoso passado, na Cidade Baixa, refletidas nos casarões antigos,  hotéis e igrejas. No Centro Histórico, destaque para as Igrejas de São Pedro Gonçalves, de São Bento (antigo Convento), do Carmo, com o Palácio Arquidiocesano, e a Catedral Metropolitana. Nada menos de 18 bens tombados estão em João Pessoa, dos 23 tombados no Estado.
Durante o ano inteiro, afora visitas e lazer, o turista encontrará na cidade aniversariante muitos dias festivos, atraentes e com variada programação cultural. Para orientação, citamos apenas alguns: São João da Capital - Ponto do Cenreis; Festival de Quadrilhas Juninas - Espaço Cultural; Mini Maratona da Cidade de João Pessoa - Centro à Cabo Branco; Festa das Neves/Aniversário de Fundação da Cidade - Centro Histórico;  Festival de Músicas Carnavalescas - Centro Histórico/Varadouro; Reveillon - Praias de Tambaú e Cabo Branco;  e São João Pessoa no Forrock - Manaira

Nenhum comentário:

Postar um comentário