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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CALEIDOSCÓPIO

MOBILIDADE URBANA, PROBLEMA SÉRIO
Um dos grandes problemas das metrópoles diz respeito a mobilidade urbana. Em razão do vertiginoso aumento da população, o trânsito em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife, as maiores em densidade demográfica, principalmente nas horas de pico, são verdadeiros desafios de paciência para os seus habitantes. A movimentação de veículos quase pára e não há cristão que não sofra momentos de angústia e desespero. A esta altura, às vésperas de dois acontecimentos mundiais de importância, o que fazer para pelo menos minorar a grave situação? O problema vem de longe, agravado pela falta de visão dos administradores. A idéia que se tem é que as cidades nunca tiveram de fato um plano urbanístico prevendo o futuro, pensando no aumento populacional. Os prefeitos foram omissos ou coniventes com a velha especulação imobiliária de empresários gananciosos e ainda hoje não comprometidos com o bem estar do povo. O resultado é que as ruas são estreitas, muito difícil de serem alargadas por causa das altas indenizações aos que, de uma maneira ou outra, só visaram o lucro, com o beneplácito dos prefeitos. A situação vem sendo amenizada a peso de ouro e causando transtornos nas capitais mais ricas, com a abertura de grandes avenidas, criação de viadutos e elevados, melhoria de vias de acesso, padronização das calçadas, quase sempre fora dos padrões, para facilitar a circulação de pedestres. Neste momento em que a FIFA impõe condições às doze capitais escolhidas para sede das Copas das Confederações e do mundo (e uma delas é sobre mobilidade urbana), urge providências sérias para, se não resolver, pelo menos minimizar os muitos problemas , principalmente quando aumenta o número de veículos notadamente nas capitais brasileiras. Em Fortaleza, conforme se sabe, todo mês entram em circulação mais de cinco mil veículos. A prefeita Luizianne Lins tem afirmado com veemência que a Prefeitura cumprirá sua parte em relação ao que foi firmado para ser cumprido até 2014. E uma delas, certamente a  mais importante, será sobre a mobilidade urbana, que facilitará a circulação de veículos e pedestres a partir da realização dos dois eventos mundiais. Muito terá de ser feito, como a construção de túneis no percurso da Via Expressa; implantação do complexo viário de Parangaba, o que implica na construção de viadutos nos cruzamentos das Osório de Paiva e Germano Frank no caminho do Castelão; alargamento da avenida Alberto Craveiro, com corredor exclusivo para ônibus, além da construção de túneis nos cruzamentos com as avenidas Dedé Brasil e Paulino Rocha; e obras importantes ao longo da avenida Raul Barbosa. São intervenções da maior relevância e que não  resolvem de todo o problema de trânsito na capital cearense, mas pelo menos ameniza e muito o caos em que vivemos no momento. Torcemos para que a promessa da prefeita Luizianne se concretize. 

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