Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

COPA 2014: A BAHIA SONHA E DESCONSIDERA O CEARÁ


Arena Castelão alcança 45% para conclusão

O Grupo Executivo de Trabalho (GET) de Turismo para a Copa do Mundo 2014 reuniu-se, na terça-feira  passada (25), com representantes do trade turístico da Bahia para ouvir as demandas e discutir sobre o anúncio da programação dos jogos da Copa em Salvador. O GET é integrado por representantes da Secretaria de Turismo da Bahia, Bahiatursa, Secopa, Seinfra, Desenbahia e Secult.
Durante o encontro, o grupo discutiu o calendário de jogos anunciados pela Fifa em Salvador e ressaltou que a Bahia vai receber jogos de dez países diferentes, podendo chegar a receber jogos de doze países, a depender das seleções classificadas. Além disso, a capital baiana tem a chance de receber um jogo da Seleção Brasileira, caso o time se classifique em segundo lugar no grupo.
“Este é um cenário que nos anima bastante, mas ainda temos de lutar em todas as frentes para trazer a Copa das Confederações, que acontece em 2013, também para Salvador. Afinal, temos o dobro da capacidade hoteleira de Fortaleza”, comenta o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa.
Durante a reunião, foi anunciada uma parceria entre Setur, Bahiatursa e Secopa com o objetivo de aproveitar as feiras internacionais de turismo para conversar com as confederações de futebol dos países e atrair o interesse das seleções para que escolham os destinos baianos para o período de adaptação e concentração antes da Copa.
O próximo encontro entre o GET e o trade turístico deve acontecer no dia 29 de novembro, a fim de discutir linhas de financiamento com o Desenbahia e Banco do Nordeste para a reestruturação e reforma de hotéis, além de um plano de marketing para a promoção da Bahia, visando à Copa de 2014.
VAMOS NÓS –  Vemos como normal este “jus  esperniandi” da Bahia em relação à sua não preferência, neste primeiro momento, de a FIFA não haver designado a capital, Salvador, como sede dos jogos da Copa das Confederações .  Fortaleza foi distinguida pela entidade maior do futebol mundial porque as autoridades do Estado e do Município foram competentes, apresentaram um Protocolo de Intenções técnico e minucioso e estão realizando o que foi prometido. Exemplo é o Estádio Castelão, com suas obras adiantadas e pronto completamente até o final do próximo ano, 2012.  A FIFA fez as suas indicações para os jogos das duas Copas, como sempre faz, olhando o lado técnico. Se fomos competentes e estamos fazendo certo o dever de casa, a culpa de Salvador não ter sido premiada até agora,  não é nossa.
Quanto à questão de hospedagem, vamos aos números, segundo o presidente da ABIH/Ceará,
Régis Medeiros. Não estão ainda computados o grande aumento que vem por aí, com a construção de novos hotéis, resorts e pousadas.
Atualmente, Fortaleza possui 198 meios de hospedagem. Tem 10.548 apartamentos e 26.395 leitos. O Ceará tem 1080 meios de hospedagem, com 27,098 apartamentos e 70.165 leitos.
Será que Salvador tem mesmo “o dobro da capacidade hoteleira de Fortaleza”, como diz o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa? Será?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário