Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

JUAZEIRO REAFIRMA QUE É A 2ª DO BRASIL EM PEREGRINAÇÃO


Em todos os estados brasileiros sempre há uma cidade que se revela como centro religioso de destaque, atraindo milhares de peregrinos ou, como se queira , turistas. Há grandes concentrações religiosas por toda parte,  católicas ou não. com a participação de milhares de adeptos. Os festejos em honra de  São Sebastião, no Rio de Janeiro;  do Senhor do Bonfim  e de outros entes consagrados,  na capital baiana; de Nossa Senhora de Nazaré, o famoso e tradicional Círio Nazaré, em Belém do Pará são exemplos da tradicional religiosidade do povo brasileiro. Hoje mesmo Salvador vive um dia diferente. Os baianos se estão confraternizando e orando para a festa de Iemanjá para umbandistas e demais seguidores de cultos  afro-brasileiros. Peregrinação do dia a dia, contudo, principalmente nas datas maiores do calendário dos cultos,  dois são os pólos maiores do Brasil. Aparecida, em São Paulo,  recebe  diariamente milhares de pessoas de todo o Brasil que  vão homenagear e pedir graças à Nossa Senhora, participando de atos religiosos na Basílica. O segundo é Juazeiro do Norte, no Ceará, cidade que cresceu e se desenvolveu sob a inspiração de Padre Cícero Romão Batista, um mito e santo para os nordestinos. Diariamente ouve-se fogos anunciando que os romeiros chegaram. No ano eles chegam a mais de dois milhões. A metrópole caririense fica apinhada ainda mais nas datas do nascimento e morte do Padim, no Dia de Finados e hoje, em que é honrada  Nossa Senhora das Candeias. 
A PROCISSÃO - Estima-se em cerca de 80 mil pessoas o número de participantes da procissão de encerramento hoje da festa de Nossa Senhora das Candeias, considerada uma das maiores romarias de Juazeiro do Norte. Os romeiros descerão os principais acessos da cidade, portando velas acesas, como a iluminar a passagem da imagem da Santa, percorrendo um roteiro formado pelas ruas Santa Luzia, São Pedro e Padre Cícero até a Praça do Romeiro, diante da Basílica, onde formarão um enorme “mar iluminado”, na participação desta última celebração. A procissão,  às 17h 30min.,  é o momento mais esperado da Festa das Candeias. Os romeiros eufóricos rezam, cantam e abanam os tradicionais chapéus despedindo-se de Juazeiro, com a promessa de voltar novamente. 
Desde o início da festa, no último domingo, 29, a Igreja Católica anuncia que passou por Juazeiro do Norte verdadeira multidão de fiéis que foram reverenciar Nossa Senhora das Candeias, avaliada em até 350 mil pessoas. Durante todo o período, os templos católicos da cidade estiveram lotados de visitantes para confissões e outros atos, sempre protegidos por segurança reforçada por componentes da Polícia Civil, Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Transito, além de um reforço da PM levado de Fortaleza e até um helicóptero.
Este ano, o tema da festa foi “Com Maria somos romeiros que caminham nas estradas de Jesus” e, de acordo com o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, os setores mais cobrados pelos visitantes foram saúde, segurança, assistência social e limpeza. Mas, também ressaltou que todos os segmentos da administração municipal estiveram atentos para garantir o melhor acolhimento a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário