O Bumbódromo, que abriga a tradicional disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso, será ampliado de 15 mil metros quadrados para 24.523,06 metros quadrados, adequando-se à nova realidade do Festival Folclórico de Parintins. A construção é um compromisso assumido pelo governador durante o Festival Folclórico de Parintins, ano passado.
O projeto do novo Bumbódromo foi elaborado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Infraestrutura, com participação da direção e da comissão de arte dos dois bois ao longo de 2011. A capacidade de público sairá das atuais 12,2 mil para 17,4 mil pessoas. O Bumbódromo também ganhará mais 60 camarotes e 1.434 novos assentos na arquibancada especial.
ACESSIBILIDADE – O projeto de reforma e ampliação do Bumbódromo segue a linha da política estadual de atenção a pessoal com deficiência, fortalecida no governo Omar Aziz. A nova arena ganhará elevadores, rampas, banheiros especiais e camarotes exclusivos para deficientes físicos. Também será implantado um piso próprio para deficientes visuais, semelhantes aos existentes no Teatro Amazonas. Além disso, o bumbódromo será totalmente sinalizado em braille, uma cabine de descrição em libras e, ainda, cabines de audiodescrição com capacidade para 100 deficientes. Atualmente, essas cabines só são encontrados no Teatro Amazonas e no Teatro Municipal de São Paulo.
NOVOS CETI'S NO INTERIOR – Durante vista ao município de Parintins, o governador Omar Aziz também anunciou a construção do restaurante universitário da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município, s eguindo os mesmos moldes do já existente em Manaus, e a criação de outras 20 escolas de tempo integral para os municípios do interior.
Em Parintins, o governo deverá usar o espaço do Bumbódromo para a realização de cursos técnicos em diversas áreas por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Nenhum comentário:
Postar um comentário