Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A CAPITAL DO AGRESTE - UM MARCO DE ATRAÇÕES


Distante 130 km do Recife, Caruaru, a Capital do Agreste, não é apenas um dos maiores município de Pernambuco mas de todo o Nordeste. Sua fundação seu deu, oficialmente, em18 de maio de 1857. Hoje, com cerca de 320 mil habitantes, a chamada Princesinha do Agreste  tem raízes na família Nunes Bezerra, especialmente do adotado José Rodrigues de Jesus.  Sempre foi privilegiada desde os seus primórdios. Cresceu a partir dos primeiros tempos de povoamento em razão de ser passagem obrigatória na condução de gado do sertão para o litoral. Com a inauguração da ferrovia da Great Western, após 1895,  bem como a já consolidada Feira de Caruaru, até hoje da máxima importância para a economia de Pernambuco, nada mais segurou o município.
Caruaru hoje tem prestígio nacional e internacional como município de economia consolidada, baseado principalmente no comércio de confecções. Toritama é a   maior produtora de confecções do Nordeste. A Feira da Sulanca é conhecida como a maior feira livre do mundo A indúsrtria de cerâmica se espalha. Mas, sem dúvida, o patrimônio sociocultural é ponto do maior destaque. A terra de Mestre Vitalino e de adoção de Luiz Lua Gonzada tem alto IDH, possui de campi das duas principais universidades do estado, a Universidade de Pernambuco (UPE), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de faculdades privadas. O número de analfabetos é reduzido.  O sistema de comunicação é satisfatório. Possui redes das maiores emissoras de TV do Brasil ed várias são as rádios AM e FM. Os museus de Caruaru. Enfim, retratam o que é uma cidade alegre e que disputa com Campina Grande, na Paraíba, realizar “o maior São João do Mundo”. 
Cultura, turismo, esportes e gastronomia são as marcas que prendem qualquer visitante que for a Caruaru
SEMANA SANTA -  A programação do “Caruaru Parada Obrigatória” vai além de shows e roteiros turísticos. Durante este período, diversas encenações da Paixão de Cristo acontecem pela cidade. O espetáculo “Cânticos da Paixão,  é realizado há quatro anos e consegue atrair o público de cidades vizinhas para ver a versão musical feita pelos atores e músicos caruaruenses. A apresentação será nos dias 05 e 06 de abril, no pátio da 22ª CSM (anexo ao Colégio Duque de Caxias), a partir das 20h
Outras encenações são feitas nas comunidades com atores da própria vizinhança como é o caso da Paixão de Cristo do Alto do Moura, que é feita por 50 pessoas da comunidade atuando, produzindo e fazendo figuração. Eles se apresentarão nos dias 06 e 07 de abril, a partir das 20h, na Praça do Artesão, em frente ao Museu Mestre Galdino. 
Fernanda Sales (Assessora de Impressa), Regina Lúcia (Diretora dos Museus),
 José Pereira (Presidente da Fundação de Cultura) e Ana Yran Santos (Turismóloga)
Na zona rural, crianças e adolescente farão o papel de personagens bíblicos na história de morte e ressurreição de Jesus. A Paixão de Cristo do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil iniciou suas apresentações desde a última sábado, 31, em Itaúna e segue até hoje, passando por 05 distritos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário