Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

OLINDA, RETRATO VIVO DE UM PASSADO

No périplo dos jornalistas da Abrajet por Pernambuco, que teve como finalidade principal realizar a 1ª reunião do ano do Conselho Nacional na cidade de Gravatá, um noite e um dia foram dedicados a visitas a Olinda.
Fica até redundante tecer loas ao município-capital,  situado no Grande Recife,  capital maior. Olinda, sempre a tradicional e aconchegante Olinda, a cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. Cada vez que se vai à cidade monumento, quanto mais se anda ladeira acima, ladeira abaixo mais se fica gostando dos casarões e sobrados históricos, da rica arquitetura religiosa com suas vetustas igrejas - da Catedral, do Mosteiro de São Bento, do Convento de São Francisco. Que dizer dos hotéis, restaurantes e pousadas, todos com seculares histórias para contar? Do Carnaval, com seu Homem da Meia Noite? De Alceu Valença e sua presença carismática?  É artista por toda parte, artesanato tipico mostrando a criatividade de uma população que se orgulha do passado e preserva sua memória para deleite dos que hoje vivem.
A registrar,  a gentileza da Prefeitura de Olinda, que através do Secretário de Turismo Maurício Galvão,  a qual proporcionou excelentes momentos aos jornalistas visitantes.  Jantar no Restaurante Mourisco, prédio lembrando a arquitetura árabe; hospedagem na Pousada São Fransiaco e no Costeiro Hotel; passeio noturno pela cidade, ouvindo a tradicional seresta das sextas-feiras;passeio pela manhã, no trenzinho; visita ao Mirante.  Tudo dentro dos “trinques”.
NO RECIFE – A manhã de domingo, após almoço no Catamará, restaurante à beira do Rio Capibaribe, a comitiva da Abrajet, num barco Catamarã, fez um passeio pelo rio, conhecendo boa parte do Recife.
PAULISTA -  O programa dos Conselheiros da Abrajet terminou na noite de sábado. Houve festivo jantar  no Hotel Casa Blanca Business & Spa, localizado em Paulista, na praia de Nossa Senhora do Ó.   O diretor do complexo, Bodo dos Santos, foi o refinado e atencioso anfitrião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário