Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CIDADES DA COPA - CENTRO DA AMÉRICA DO SUL COMPLETA 293 ANOS

Cuiabá completou 293 anos.no último domingo, 8, e  as festas comemorativas se estendem até o final do mês. No dia seguinte, houve culto ecumênico no  saguão da Prefeitura. Ontem,  houve concentração na Praça Alencastro para o City Tour 'Cuiabá Conhecendo Cuiabá'. No próximo domingo, no Estádio Dutrinha,  haverá o Cuiabá Show de Bola de Futebol Master.
Escolhida uma das 12 cidades-sede para a Copa do Mundo da Fifa de 2014, Cuiabá, a maior cidade do Estado, representará o Pantanal no torneio. Com clima quente e muita arborização, é conhecida como 'Cidade Verde' e se situa na parte mais central da América do Sul.
Desde sua fundação, a capital apresenta o convívio de várias culturas, o que é refletido na dança, nos artesanatos, no modo de falar e na gastronomia. Essa última é um dos pontos que mais atraem turistas, com sua base nos peixes dos rios da região (pacu, pintado, cachara e dourado), tem influência indígena, portuguesa, espanhola e africana. Os pratos mais típicos do local são a 'Mojica de Pintado' e a 'Maria Isabel' - farofa de banana da terra.
Terra de povo alegre e hospitaleiro, conta com programas noturnos e pontos turísticos. Quem visita Cuiabá deve conhecer seu Centro Histórico, que guarda relíquias do período colonial, e onde se situam os famosos calçadões. O Centro Geodésico da América do Sul guarda lembranças dos tempos onde era uma praça de enforcamento de condenados, além de campo de touradas.
Entre tantas igrejas, algumas são paradas obrigatórias. A Igreja do Bom Despacho, conhecida como 'Notre Dame Cuiabana', é a mais bonita da cidade, com seu estilo gótico. A Capela de São Benedito é a única barroca de Cuiabá, fundada por escravos em 1764.
Com mais de 16 museus, a cidade tem em sua característica o turismo cultural. O Palácio da Instrução, conta com Museu Histórico, Museu de Arte Sacra e Museu de Historia Natural e Antropologia (Centro de Zoologia,Botânica, Antropologia e Paleontologia do Estado). O campus da UFMT comporta o Museu do Índio (Rondon). O Aquário Municipal tem vista para o Rio Cuiabá e parte da cidade, além do Museu do Rio (com peixes do Pantanal).
O artesanato em maior escala está na  'Casa do Artesão', onde há uma bela amostra da cultura mato-grossense em um 'Museu do Artesanato' com exposição permanente de peças caboclas e indígenas..
Parques são outros pontos da cidade bastante procurados. O 'Parque Estadual Mãe Bonifácia' contêm 77 hectares de área verde e diversas espécies da flora e vegetação típica do cerrado, com diversas pistas para caminhada. E o Zoológico da cidade possui animais típicos da fauna mato-grossenses e do pantanal. Os clubes e parques aquáticos são ideais devido ao clima quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário