Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ARTESANATO DE PERNAMBUCO TEM VITRINE PERMANENTE


O Centro de Artesanato de Pernambuco, instalado no Armazém 11 ao lado do Marco Zero, no Recife (foto) , foi inaugurado pelo governador Eduardo Campos, na tarde da terça-feira passada. Com investimento de R$ 6,5 milhões e uma área construída de 2.511 m², o espaço, considerado o maior do segmento no Brasil, contará com 16 mil peças de 500 artesãos de todas as regiões de Pernambuco para comercialização, auditório climatizado com 120 lugares, área de exposições, Centro de Atendimento ao Turista – CAT com mostra permanente de obras premiadas na Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, setor administrativo, além do Bistrô & Boteco com capacidade para 400 pessoas.
Com projeto arquitetônico assinado por Carlos Augusto Lira, o equipamento traz também ambientes decorados para que o visitante possa visualizar a utilização de peças artesanais em espaços como estar, sala de jantar, quarto, entre outros, através de um olhar contemporâneo. A fachada voltada para a Torre Malakoff chama atenção com painéis pintados pelo artista grafiteiro Galo de Souza.
Oito consultores de venda bilíngues receberam capacitação em diversas áreas como cultura popular e técnicas de comercialização para bem atender os visitantes. Inglês, espanhol, francês e italiano são os idiomas dominados pela equipe. Ao lado do auditório foi montada uma galeria de arte para exposições temporárias, coordenada pela Secretaria de Cultura do Estado. 
O Centro também acolherá uma mostra permanente com peças premiadas da Galeria de Reciclados e Salão de Arte Popular da Fenearte, desde 2007. O complexo do Bistrô & Boteco, além de oferecer um cardápio recheado de opções da culinária, terá  um café e uma sorveteria.Também e  contará com um Centro de Atendimento ao Turista – CAT , da Empresa de Turismo de Pernambuco. 
O Cape é o segundo Centro de Artesanato de Pernambuco. Há nove anos, Bezerros conserva um museu e uma loja com acervo de sete mil peças de diversos municípios. Localizado às margens da BR-232, trata-se de um dos mais importantes pontos culturais e turísticos da região Agreste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário