Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CABO FRIO É REFERÊNCIA NA REGIÃO DOS LAGOS


A Região dos Lagos é atração turística  permanente no Estado do Rio de Janeiro. A Ponte Rio-Niteroi, seu grande elo de ligação, fica apinhada de carros   todos os dias, principalmente nos finais de semana prolongados.  Em 100 quilômetros de litoral é formada pelos municípios de  Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, São Pedro da Aldeia e Saquarema, todos se destacando  por inúmeras lagoas e praias, mesmo  as de mar aberto, o que por si só justifica o interese para conhecê-las e usufruí-las.  
Entre tantos locais convidativos, um dos destaques é Cabo Frio, o sétimo município mais antigo do Brasil, de longa história com início há mais ou menos 6 000 anos. Mas só  conta oficialmente  396 anos no próximo dia 13 de novembro.  Segundo a História, seu nome primeiro foi "Gecay", que era o nome dado pelos índios tupinambás ao único tempero da sua cozinha, feito com sal grosso cristalizado. Situado em local privilegiado, areias brancas e águas cristalinas,  tem como vizinhas Armação dos Búzios a leste, Arraial do Cabo a sul, Araruama e São Pedro da Aldeia a oeste, e Casimiro de Abreu e Silva Jardim a norte. Na praia, areias brancas e o mar com água cristalina de tom esverdeados ou azul-claro.
O TURISMO IMPERA – Não obstante ser uma cidade moderna, dinâmica, com uma economia sólida, com peso preponderante no sal, com  vida agradável e tranqüilas dos seus moradores, Cabo Frio de se destaca pela solidez do seu turismo. Tem história, paisagem privilegiada e muita água para divertimento vário.  Cada praia, uma atração à parte. Como na que se encontro o secular  Forte de São Mateus do Cabo Frio, monumento histórico, que vem do tempo da   colonização portuguesa.  Foi construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses. É um dos cartões-postais da cidade e ponto de jovens e de turistas. 
 Merecem ser visitadas:  Igreja de São Benedito, construída em 1701; a Capela Nossa Senhora da Guia,  construída pelos padres franciscanos em 1740; e a.Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção  que guarda a imagem da padroeira esculpida em madeira  trazida ao Brasil no século XVII. Outra referência é o  monumento do Anjo Caído , no meio do Canal do Itajuru, no bairro do Portinho,  
O Museu e Casa de Cultura José de Dome faz parte importante do acervo cultural da cidade. 
Mas não é só das praias, museus e pontos históricos que se assenta o turismo da Cabo Frio. As noites são calientes em muitos locais, com gente amiga, bonita e divertida sem essa de violência em qualquer sentido.  O  seu Carnaval, segunda se aponta, é um dos mais tradicionais do interior do estado do Rio de Janeiro e o segundo carnaval do estado, ficndo atrás apenas Rio de Janeiro. Tambem...
AS PRAIAS – Não há duvídas de que, com suas belezas e atrativos e  excelentes pontos para petiscos, as praias são a primeiura atração, nos vários momentos do dia. Há muitas, todas elas com c hzrme particulafr. São elas:. São elas: 
Praia do Forte -  Também conhecida como Praia da Barra,  tem 7,5 km de extensão,  mar aberto, considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte. Praia do Peró e Praia das Conchas - Frequentadas pelos amantes da  pesca de arremesso e se  separam por um pequeno canal. Praia de São Bento -  Próxima ao Centro,  tem formação lacustre e é banhada pelo Canal do Itajuru. Praia do Siqueira -  Lacustre, às margens da Lagoa de Araruama,  também próxima ao Centro.   Local para a  pesca do camarão.  Perto, fica  a Igreja de São Pedro e a Praça Júlia Fonseca. Praia do Sudoeste -  Própria para piqueniques e faz parte da Lagoa de Araruama. Fica nas proximidades do  Aeroporto de Cabo Frio. Praia das Dunas -  A  mais apropriada para a prática do surfe, pela força de suas ondas, é cercada por enormes dunas de areias brancas.  É recomendado cuidado no banho de mar nesta praia, onde grande é a presença de redemoinhos, formados por correntezas. Praia do Foguete - Famosa por suas águas frias, é uma praia de águas profundas e bastante perigosa por causa da correnteza. É boa opção para quem quer tranquilidade, pois não é muito frequentada.  Fica no quilômetro quatro da estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo. Praia das Palmeiras -  É distante três km do Centro e está na Lagoa de Araruama. É procurada  para a captura de camarão e siri. No local, existem quiosques e barracas com aperitivos, pescados da região e música ao vivo. A praia é cercada por altas palmeiras e coqueiros, que deram nome ao bairro. Praia Brava -  Cercada por escarpas de uns vinte metros de altura, com quatrocentos metros de extensão, tem  à sua frente  a Ilha dos Papagaios,  local bastante selvagem. Com águas claras e muito agitadas, é a praia a onde se pratica o nudismo. Está situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (Ogiva). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário