Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

120 ANOS DO VIADUTO DO CHÁ


1892 é um marco na história da capital paulista. No dia 6 de novembro daquele ano foi inaugurado o famoso Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, o primeiro a ser construído na cidade e que vai da rua Líbero Badaró ao Teatro Municipal.
Não foi fácil a ser concretizada a construção. Houve férrea oposição em razão de  a mesma atingir a chácara e a casa da Baronesa de Tatuí e também a chácara do Barão de Itapetininga. Superando as dificuldade impostas  pelos poderosos, o Viaduto, idealizado em 1877, finalmente foi inaugurado 15 anos depois.  Só aconteceu porque, em vista da oposição  do Barão de Tatuí,   “a população favorável à obra armou-se de picaretas e atacou uma das paredes do sobrado onde vivia, forçando-o a se mudar”.
O novo elo de ligação da cidade recebeu o nome do chá, segundo se diz, por causa da dos mascates que vendiam chá na região. Afirmam também que foi por causa das plantações de chá das chácaras do Barão de Tatuí.
Estórias à parte, o fato é que o Viaduto do Chá é um lugar necessário e emblemático para São Paulo, onde o trânsito diário é intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário