Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2013

53 ANOS DE BRASÍLIA


No último  domingo (21), Brasília, a nossa Capital Federal, completou 53 anos de fundação. No menu do aniversário, houve uma maratona com mais de 20 shows gratuitos de MPB, na Esplanada dos Ministérios, com destaque para a presença de Lenine, Milton Nascimento, Maria Gadú e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
Planejada para acolher 600 mil habitantes no ano 2000, a capital federal cresce em ritmo acelerado e atualmente abriga mais de 2,5 milhões de pessoas. Por ser uma das caçulas das capitais brasileiras, Brasília compõe sua identidade cultural com influências de todas as regiões do país. 
“Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente”, nas palavras do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, Brasília é organizada de modo a permitir que, mesmo não sendo morador, qualquer um possa andar por aqui sem se perder. Dividida em duas asas, Norte e Sul, cortadas por um eixo que abriga os principais pontos turísticos da cidade, o Monumental, a cidade oferece atrativos que não se limitam apenas ao Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada.
ROTEIRO TURÍSTICO - Os que visitam Brasília pela primeira vez podem começar o passeio pela Catedral Metropolitana, um dos projetos mais conhecidos de Niemeyer, seguindo para o Museu Nacional, que recebe exposições temporárias. No Memorial JK elegantes guias turísticos, vestidas à moda dos anos 50, convidam os visitantes a relembrar o período em que o ex-presidente Juscelino Kubitscheck concebeu os planos de fundar a capital.
Para ter uma vista privilegiada do Planalto Central, a Torre de Televisão, a 75 metros do chão, e a Torre Digital, inaugurada recentemente, cumprem bem o papel. E, para compensar a distância do mar, pode-se disfrutar da elegante orla do Lago Paranoá e dos espaços de lazer do Pontão do Lago Sul e do Parque da Cidade.
A rede gastronômica de Brasília só fica atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, situando-se como terceiro polo gourmet do país. Para uma cidade que é habitada por pessoas de todas as regiões do Brasil, toda comida é típica. Restaurantes gaúchos, nordestinos, mineiros e baianos lotam a cidade, principalmente nos bairros da Asa Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário