O processo para credenciamento das agências de
viagem e operadoras de turismo para receber turistas chineses está aberto. O
governo da China exige que as nações interessadas em receber grupos de turistas
daquele país, assinem um acordo intitulado Status de Destino Aprovado (ADS). O
objetivo é resguardar os direitos do turista chinês durante viagens
internacionais, bem como controlar o fluxo de pessoas e recursos enviados pela
China ao exterior.
Considerando o crescimento expressivo do mercado
chinês, o Ministério do Turismo assinou o ADS em 2004, com vistas a cumprir a
exigência de “indicar” empresas brasileiras aptas a trabalharem com as agências
de turismo da China. Anualmente, é necessário realizar o credenciamento das
operadoras.
Após estudo de benchmarking realizado com outros
países signatários do acordo ADS com a China, o Departamento de Relações
Internacionais (Derelt), do MTur,
efetivou, em 2009, a simplificação do processo de credenciamento de empresas
brasileiras aptas a trabalharem com o receptivo dos turistas chineses no Brasil.Optou-se
por simplificar também os requisitos para o credenciamento das empresas.
Atualmente, 52 empresas brasileiras estão credenciadas. (Ascom/MTur)
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