Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

NÃO AGRADOU A BNTM 2013

Na abertura: o prefeito ACM Neto, o Ministro Gastão Vieira,
 o secretário Domingos Leonelli e o governador Jaques Wagner

Salvador foi sede, de 10 a 14 últimos, de três importantes eventos: a  Brazil National Tourism Mart (BNTM), o II Salão Baiano de Turismo e a III Feira de Turismo da Abav Bahia. Os três se realizaram a um só tempo e no mesmo local, o Centro de Convenções da Bahia.
A festa de abertura, na noite de 10,  foi bastante alegre e prestigiada pelo Ministro do Turiusmo, Gastão Vieira, o Governador da Bahia, Jaques Wagner, do Prefeito de Salvador, ACM Neto, de figuras representativas do “trade'”  turístico nacional, inclusive secretários de turismo das capitais nordestinas, membros efetivos da CTI. 
Conforme informações, a BNTM 2013, organizado pela CTI-Nordeste,  contou com cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 27 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. Lá estavam 141 estandes, sendo 23 na área institucional e 118 na área comercial.
DESGASTES DA BNTM – Não foi apenas por ouvir dizer, pois participamos do evento. Esta 22ª edição da BNTM mostrou muitos pontos  desfavoráveis, comentados não apenas  pelos compradores e vendedores de produtos turísticos, os chamados “buyers” e “suppliers”, mas por quantos estiveram lá. E o fato não se deu apenas por se desenvolver ao lado do II Salão Baiano de Turismo e da III Feira de Turismo da Abav Bahia, estes até que foram muito bons. O Centro de Convenções  é excelente e amplo, mas  não estava bem sinalizado nem foi fácil encontrar locais para maiores  informações. A falta de motivação também não animou os que expuseram seus produtos. Enfim, as razões não sabemos,  não  funcionou como nos anos  anteriores a BNTM 2013.
O fato que relatamos, segundo se noticiou, foi explicitado pelo representante de um dos mais fiéis e constantes participantes da Bolsa, a TAP. Externando insatisfação, teria dito o dirigente da empresa no Brasil, Mario Carvalho,  que a Secretaria de Turismo de Pernambuco, estado que será sede da BNTM 2014, irá encontrar dificuldade para reverter a imagem do evento agora acontecido em Salvador.
A BNTM tem tradição e vem prestando relevantes serviços principalmente ao turismo do Nordeste. O que aconteceu em Salvador certamente será bem avaliado pela CTI que, certamente, tomará providências para  não deixar  esmaecer o que já foi construído ao longo de 22 anos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário