Tapete numa das ruas de Diamantina |
Em todas as regiões de Minas, as celebrações, encenações, missas e vigílias atraem turistas brasileiros e do exterior no feriado de Corpus Christi que, este ano, será comemorado no próximo dia 30. Muitas cidades mineiras já se preparam para receber os visitantes.
As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. O segmento é – juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico, o Turismo Místico e Esóterico – um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil. Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos..
SIGNIFICADO - O termo “Corpus Christi” significa Corpo de Cristo. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula “Transiturus” de 11 de agosto de 1264. A celebração representa o momento em que os católicos comemoram a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia.
A definição da data da celebração é feita pela contagem do tempo determinado pela Igreja Católica Apostólica Romana, que é de 40 dias após a Páscoa. A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.
MAIORES DESTAQUES – Vasta programação será cumprida no feriado religioso nas paróquias de Belo Horizonte, Betim, Caeté, Contagem, Ibirité, Moeda, Nova União, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará e São José da Lapa. Também em outras cidades mineiras a data será condignamente comemorada, como em Aiuruoca (Procissão eucarística, saindo da Igreja Matriz até a Praça Monsenhor Nágel - As ruas serão decoradas com um tapete quilométrico feito de tecido e bordadas e as janelas enfeitadas com flores e rendas); Baependi (cidade em que ocorreu a Beatificação de Nhá Chica no último dia 4, missa e procissão pelas ruas, com destaque para a confecção de tapetes artesanais pela população); Campanha (no Sul de Minas, os tradicionais tapetes de serragem serão confeccionados nas ruas pela manhã para que a procissão passe à tarde). Cipotânia (na Zona da Mata mineira, será marcado por celebrações durante todo o dia. Às 14 horas, haverá procissão eucarística, saindo da Igreja Matriz de São Caetano); Ouro Preto ( A celebração começa na quinta-feira (29/05), com a confecção dos tapetes devocionais a partir das 21 horas. No dia 30, haverá missa na Igreja das Dores e, em seguida, procissão); Passa Quatro (os moradores passarão toda a madrugada enfeitando o centro histórico da cidade para a procissão); Santa Luzia ( procissão do Santíssimo Sacramento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário