A Ocorreu anteontem (21), na Comissão Central de Concorrências, na Procuradoria Geral do Estado (PGE), a licitação para a escolha da empresa ou consórcio que construirá a Linha Leste do Metrô de Fortaleza As obras deverão começar no segundo semestre deste ano. A linha, de 12,4 km de extensão, terá as estações: Sé, Luiza Távora, Colégio Militar, Nunes Valente, Leonardo Mota, Papicu, HGF, Cidade 2.000, Bárbara de Alencar, Centro de Eventos e Edson Queiroz. Além dessas, haverá integração com as Linhas Oeste e Sul na estação central Chico da Silva, totalizando doze estações. O Governo do Estado já adquiriu as máquinas tuneladoras e equipamentos auxiliares para escavação e construção dos túneis.
A LICITAÇÃO –Os consórcios participantes apresentaram os documentos de habilitação e suas propostas de preços por valor não superior a R$ 2,5 bilhões – valor para as obras civis. São eles: Cetenco-Acciona (Cetenco Engenharia e Acciona Infraestructura); Construcap-Copasa-Linha Leste (Construcap CCPS Engenharia e Comercio e Sociedad Anonima de Obras y Servicios -Copasa); Mendes Júnior-Soares da Costa-Isolux (Mendes Júnior Trading e Engenharia , Sociedade de Construções Soares da Costa S.A do Brasil e Isolux Projetos e Instalações); Consórcio Metrofor (Construtora Andrade Gutierrez, Construtora Norberto Odebrecht Brasil e Serveng Civilsan-Empresas Associadas e Engenharia); e Mobilidade Urbana (Construções e Comércio Camargo Corrêa, Construtora Queiroz Galvão e Construtora Marquise).
DOIS BILHÕES - A Linha Leste integra o Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal, que garantiu recursos da ordem de R$ 2 bilhões para a obra, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. O Governo do Estado, entrará com pouco mais de R$ 1 bilhão de contrapartida. Os recursos estaduais serão usados para a Parceria Pública Privada, que vai contemplar todo o material rodante e sistemas e a operação dos quatro sistemas metroviários de Fortaleza. Esses recursos estaduais também serão usados para projetos, administração de obra, desapropriações e remoção de interferências.
TUNELADORAS - As duas primeiras tuneladoras (de um total de quatro) para a construção dos túneis da Linha Leste já estão prontas com os testes em fábrica previstos para o período de 27.05 a 14.06. Em seguida os equipamentos serão embarcados para o Brasil devendo chegar ao Porto do Pecém no final de mês de julho. As máquinas foram adquiridas pelo Governo do Estado, através da Seinfra, ao preço de R$ 128,2 milhões. Os equipamentos estão sendo fabricados pela empresa norte-americana The Robbins Company, vencedora da licitação ocorrida em maio de 2012.
Já estão no Porto do Pecém formas e equipamentos auxiliares para a uma das duas Fábricas de Anéis para construção dos túneis da Linha Leste.
INFORMAÇÕES - Cada máquina tuneladora terá seis metros e noventa e dois centímetros de diâmetro. O impacto das obras de escavação com este equipamento é praticamente nulo, uma vez que o túnel terá entre 15 e 30 metros de profundidade. Estima-se que cada máquina deverá escavar cerca de 16 metros de túnel por dia, parando somente um dia na semana para manutenção.
Cada fábrica terá capacidade de produzir de 20 a 24 anéis com comprimento de 1,5m cada anel com diâmetro interno de 6,0m.
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