Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PROJETO PRAIA SEM BARREIRAS TAMBÉM EM OLINDA

A Praia do Bairro Novo, em Olinda,  foi a quarta em Pernambuco a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras.  A ação, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. 
Localizado diante da Praça Duque de Caxias, o Praia Sem Barreiras em Olinda foi lançado na manhã de ontem (21). Com uma esteira de acessibilidade de 50 metros de comprimento, quatro cadeiras anfíbias e duas piscinas plásticas para as crianças, o projeto conta ainda com doze estudantes das áreas de Turismo e Saúde da Universidade Maurício de Nassau, escolhidos para serem monitores capacitados para o banho assistido. Os equipamentos estarão disponíveis sempre de sexta-feira a domingo, das 8h às 12h. 
Uma rota acessível, criada pela prefeitura de Olinda, também foi pensada para a melhor locomoção dos usuários do projeto. O percurso tem início na parada de ônibus na Praça Duque de Caxias (Avenida Getúlio Vargas, s/n) e segue até o ponto onde será montada a estrutura do Praia Sem Barreiras, na Avenida Ministro Marcos Freire. Fazem parte da rota: rampas, piso tátil de alerta e faixa de pedestres, um banheiro adaptado, localizado no quiosque próximo ao espaço, e um telefone para surdos, no mesmo local. 
HISTÓRICO – A praia do sueste de Pernambuco, em Fernando de Noronha, foi a primeira a receber o projeto. No arquipélago, os turistas podem encontrar uma esteira de 30 metros de comprimento, quatro cadeiras de rodas e o Posto de Informação e Controle, recém-inaugurado pela EcoNoronha. Oito profissionais da  EcoNoronha foram qualificados para o banho assistido, que acontece todos os dias, das 8h às 18h.
Em Boa Viagem, no Recife, segundo local a receber o projeto, a Arena de Acessibilidade fica localizada em frente ao Internacional Palace Hotel. A estrutura é montada e desmontada de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h. Já na Praia de Porto de Galinhas, o projeto fica localizado diante da Praça das Piscinas Naturais. Passeios de jangadas adaptadas com cadeiras anfíbias (R$ 15) e mergulhos adaptados (R$ 250) também podem ser feitos. A ação ainda conta com uma rota acessível ao longo da Rua Esperança, que tem início na parada de ônibus adaptada e vai até a areia da praia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário