Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

A PRAÇA PORTUGAL É MOTIVO DE GRANDE POLÊMICA

Continua na ordem do dia a intervenção que a Prefeitura de Fortaleza quer fazer na Praça Portugal, a fim de permitir  a implantação de um binário nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont, com o propósito de melhorar o tráfego da área, um dos mais congestionados da capital. Para o prefeito Roberto Cláudio, a praça praticamente não é frequentada e sua modificação além de melhorar e muito o trânsito o cruzamento dará oportunidade à criação de quatro áreas (praças) de convivência coletiva,  com um anfiteatro e instalações urbanas como parklets. Para ele, a implantação do cruzamento foi preferível à construção de um túnel, em razão de custo e tempo do término da obra. 
Com do binário, a avenida  Santos Dumont passará a ser mão única no sentido Sertão/Praia a partir da rua Tibúrcio Cavalcante, e a Dom Luís ficará com fluxo inverso. 
As intervenções deveriam ter começado na  segunda-feira, 10, mas medida judicial não permitiu que tal tivesse ocorrido na Praça Portugal. Apenas os trabalhos de intervenção na Avenida Dom Luís continuam, mas  a retirada  de 202 árvores nos canteiros centrais, que deverão ser levadas para outras áreas, ficou para depois.  Para o prefeito Roberto Cláudio,  não haverá desmatamento, pois a ideia que tem é fazer com que a Dom Luís e a Desembargador Moreira, em breve período,  tenham  um canteiro de passeio e de calçada verde para as para a população. 
CONTESTAÇÃO – Tão logo se anunciou as intervenções na Praça Portugal e nas avenidas Dom Luis e Santos Dumont, a polêmica começou. Houve aplausos, mas muita gente contestou, principalmente intervir na Praça Portugal.
A justiça (10ª Vara da Fazenda Pública), proibiu o inicio dos trabalhos, mantendo na última quarta-feira (12),  a decisão do juiz plantonista Manoel de Jesus da Silva Rosa, que concedera liminar impedindo que a Prefeitura de Fortaleza inicie as obras na Praça Portugal, até que a Câmara dos Vereadores aprecie o projeto. 
Por outro lado, a comunidade portuguesa residente em Fortaleza também é contra qualquer modificação no logradouro , bem assim  a integridade do monumento nele instaurado, simbolizando  a epopeia marítima portuguesa e união entre os povos lusófonos.   O Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, a Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará, o Vice-Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, a Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro e a Academia do Bacalhau “reforçam o empenho em ajudar na busca de alternativas urbanísticas para reverter o projeto de extinção da Praça Portugal, que é uma referência histórica que faz parte da memória urbana de Fortaleza”.
Um fato inusitado foi a ida do procurador da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Martinho Olavo, à  Avenida Dom Luiz para exigir a licença ambiental. Sua alegação foi que,  como servidor público,  poderia exigir a licença.  Contudo, a superintendência informou que o servidor não a representava e que ele está afastado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário