Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES CULTURAIS DE NOVA PETRÓPOLIS


A secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, localizada na serra gaúcha, está divulgando o seu calendário de eventos para este ano onde a tônica é a valorização das raízes germânicas do município. No total, são oito grandes eventos até o final do ano, envolvendo diversas áreas, como malhas, folclore, flores, gastronomia e eventos religiosos.
O primeiro grande evento é a Magia da Páscoa, que acontecerá entre os dias 12 e 20 de abril. Dez dias após a programação de Páscoa, acontece o Festimalha, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), que chega à sua 25ª edição
Um dos eventos mais esperados pelos turistas que irão a Nova Petrópolis será o Festival Internacional do Folclore, que chega este ano à sua 42ª edição. O evento será realizado entre 25 de julho (data da que marca a imigração alemã no Rio Grande do Sul) a 10 de agosto, valorizando as tradições e os costumes legados pelos antepassados. 
Já no mês de agosto, mais um acontecimento específico será realizado entre o dia 1º e 2: a segunda edição do Cervejomaníacos, que reúniá as melhores cervejas artesanais produzidas no Rio Grande do Sul e do Brasil. 
Quando a Primavera se estabelecer no Sul do Brasil, será a vez da Frühlingsfest, que acontece de 10 a 19 de outubro. “O festival da Primavera reflete outra cultura muito presente em Nova Petrópolis, que são os cultivos de flores e os jardins da cidade, sempre muito bem cuidados em nossa cidade”, comenta o secretário Daniel Camargo. 
O calendário de eventos de 2014 termina  com a programação de Natal, que começa no segundo semestre, de 13 de novembro até 31 de dezembro, com o Show da Virada junto à Praça das Flores. O Natal no Jardim da Serra Gaúcha terá vários espetáculos gratuitos e uma decoração que ressalta a arquitetura e os jardins da cidade, com uma iluminação que pretende encantar crianças e adultos
ATRAÇÕES NATURAIS E HISTÓRICAS -Conhecida  também como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é um município com 19 mil habitantes, que mantêm viva a essência da sua cultura germânica por meio dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica e do seu legado cultural, através das bandinhas típicas alemãs, corais, grupos de danças, orquestras e outras tantas atividades que ajudam a preservar os costumes.
A Capital Nacional do Cooperativismo mostra a sua pujança econômica, também através das malharias, das fabricas de calçados e móveis, indústria de laticínios e serviços. Fundada em 28 de dezembro de 1902, a cooperativa de crédito nascida da vanguarda de Padre Theodor Amstad e da união dos moradores transformou-se na primeira da América Latina.
A preservação e a manutenção destes costumes dos colonizadores alemães fazem de Nova Petrópolis um verdadeiro cartão postal. Os atrativos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche e roteiros turísticos como o Roteiro Alemães do Sul e Recanto dos Pioneiros retratam a história do município, enaltecendo a preservação das raízes germânicas.
Além do turismo histórico-cultural que proporciona ótimos passeios em qualquer época do ano, Nova Petrópolis possui a natureza a seu favor. Os atrativos turísticos naturais como o Ninho das Águias, o Paredão Malakoff e o recém lançado Roteiros e Paisagens - Roteiros de Natureza Auto Guiado direcionam o município ao turismo natureza.
A boa educação dos moradores de Nova Petrópolis é reforçada pelos números do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). O município ocupa o 14º lugar no ranking gaúcho e a 128ª posição na tabela brasileira, que envolve 5.565 municípios. Além disso, Nova Petrópolis lidera o ranking da longevidade no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário