Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

CEARENSES ILUSTRES RECEBERAM A MEDALHA DA ABOLIÇÃO

CID GOMES E OS AGRACIADOS
Em solenidade bastante concorrida e com a presença de figuras de destaque dos meios oficiais e da sociedade, o Governo do Estado concedeu, na terça-feira, 25, a "Medalha da Abolição" ao empresário e chanceler Airton Queiroz, ao jornalista Demócrito Dummar (in memoriam) e ao artista plástico Sérvulo Esmeraldo.  A outorga da comenda é a maior do Estado e  está conforme o decreto nº 16.477, de 06 de abril de 1984. A entrega da comenda foi feita pelo governador Cid Gomes durante cerimônia no Palácio da Abolição, às 20 horas. A Medalha destinada ao saudoso jornalista e empresário Demócrito Dummar foi recebida por sua filha  jornalista Luciana Dummar.
A concessão da "Medalha da Abolição" teve duas características especiais. A entrega foi no aniversário de 130 anos da libertação dos escravos no Ceará e aconteceu na sede do Governo do Estado que tem como homenagem a abolição da escravatura. O Ceará foi a primeira província brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território, em 1884 - quatro anos antes da Lei Áurea de 1888 - fato que originou o título de "Terra da Luz", dado por José do Patrocínio, um dos maiores jornalistas do abolicionismo brasileiro. 
Os agraciados de fato são merecedores da honraria. Airton Queiroz, como Chancelar da Universidade de Fortaleza-Unifor, vem se destacando como um administrador de primeira qualidade, visão larga do futuro. Demócrito Dummar (in memoriam) foi um jornalista de notória visão e capacidade. Presidiu complexo “O Povo”, sobressaindo-se como um profissional competente e trabalhador.  O cratense Sérvulo Esmeraldo, escultor, gravador, ilustrador e pintor, é uma das grandes referências artísticas brasileiras, com reconhecimento internacional. Sua grande produção nos diferentes segmentos das artes, de qualidade rara, reflete um estilo pessoal de alto significado, à parte influência de nomes consagrados no Brasil e no exterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário