Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

VER-O-PESO: QUASE QUATRO SÉCULOS NA HISTÓRIA DE BELÉM DO PARÁ

Um dos principais cartões postais de Belém, Ver-o-Peso, completou  387 anos ontem, dia 27. O complexo, que carrega inúmeros títulos, como maior feira aberta da América Latina, uma das “Sete Maravilhas do Brasil”, atribuído pelo banco HSBC e Revista Caras em 2008, é um dos pontos turísticos mais visitados por quem busca a capital do Pará, lugar favorito principalmente dos visitantes de outros países. A história do Ver-o-Peso é cheia de significados para a história do Brasil, ao traduzir os reflexos e heranças da presença do europeu,  africanos e indígenas no Pará.
Fundado em março de 1687, o Ver-o-Peso funcionava inicialmente como entreposto fiscal ,onde os portugueses estabeleceram um rígido controle alfandegário na Amazônia, criando ali um posto de fiscalização e tributos – a casa do Haver o Peso - onde um funcionário público com uma balança mediava as transações comerciais da época para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa.
A Casa do Haver- o - Peso funcionou até meados de outubro de 1839 quando a repartição foi extinta e o espaço foi arrendado e destinado à venda de peixe fresco. Desde então, o Complexo do Ver-Peso, com seus 30 mil metros quadrados é composto pelo Mercado de Carne, Mercado de Peixe, Praça de Alimentação, Solar do Beira e Feira do Açaí. O espaço recebe por dia cerca de 50 mil pessoas, entre elas, turistas de vários lugares do Brasil e do Mundo.
O cotidiano do lugar,  que está localizado às margens da baía do Guajará,  é atraente aos olhos dos visitantes e nativos por que ali, nem bem amanhece o dia e lá estão os feirantes, com suas sacas, sacolas e carros - de- mão abastecidos com diversos produtos, cruzando as ruas do Comércio em num movimento frenético. Peixes, aves, carnes, frutas, ervas medicinais, verduras, artigos regionais e plantas ornamentais, iguarias típicas da Amazônia.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1977, o  Complexo do Ver-o-Peso  integra, segundo a  Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a grade de produtos turísticos prioritários do Plano Ver-o-Pará e é referência para o segmento da cultura do Pará. Com objetivo de promover e divulgar o turismo a Paratur leva a imagem e os aspectos do Ver-o-Peso a feira e eventos nacionais e internacionais. O resultado é a inserção do Ver-o-Peso, com toda a sua originalidade, criatividade, sustentabilidade, autenticidade e diversidade, valores do Pará, na mídia mundial.
HISTÓRIA - Fundado em março de 1687, o Ver-o-Peso funcionava inicialmente como entreposto fiscal ,onde os portugueses estabeleceram um rígido controle alfandegário na Amazônia, criando ali um posto de fiscalização e tributos – a casa do Haver o Peso - onde um funcionário público com uma balança mediava as transações comerciais da época para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa.
A Casa do Haver- o - Peso funcionou até meados de outubro de 1839 quando a repartição foi extinta e o espaço foi arrendado e destinado à venda de peixe fresco. Desde então, o Complexo do Ver-Peso, com seus 30 mil metros quadrados é composto pelo Mercado de Carne, Mercado de Peixe, Praça de Alimentação, Solar do Beira e Feira do Açaí. O espaço recebe por dia cerca de 50 mil pessoas, entre elas, turistas de vários lugares do Brasil e do Mundo.
O Ver-o-Peso é conhecido pelos grandes chef´s da alta gastronomia internacional, por suas especiarias, ervas exóticas e pelos mais de 40 tipos de pescados. O lugar inspirou o chef paraense Paulo Martins a criar o Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (http://www.veropesodacozinhaparaense.com.br), há mais de 10 anos, mas que ainda hoje atrai especialistas da culinária mundial ao Pará, a exemplo de Alex Atala, o quarto mais importante chef de cozinha do mundo e Mônica Rangel, do Rio de Janeiro, Bel Coelho, de São Paulo, Helena Rizzo, de São Paulo, entre outros.
PROGRAMAÇÃO – A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e também a associação de feirantes do Ver-o-Peso realizam diversas ações comemorativas ao aniversário do Ver-o-Peso. 
Ontem, 27,  houve uma grande queima de fogos anunciando que Belém estava em festa pelo aniversário do mais antigo mercado da capital. E para celebrar, os feirantes e usuários do mercado  comeram  um bolo de 5 metros oferecido no local aos participantes da festa, que contaou ainda com ações de atendimento básico à saúde  os Jogos do Ver-o-Peso, entre outras atividades. ( Benigna Soares e Denilton Resque - GEC Paratur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário