Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

O MUSEU TAM AUMENTOU ACERVO

O Museu TAM Asas de um Sonho, localizado em São Carlos (SP), acaba de lançar novidades para o público neste começo de ano. Os raros planadores Flamingo e Neiva  estão expostos desde fevereiro e outras duas aeronaves de grande valor histórico, o T-6 e o Flea Ship, foram à exposição neste mês. Com as novas incorporações ao acervo, o Museu TAM elevará para 93 o número de modelos expostos aos visitantes.
O T-6 veio diretamente de Miami para ser restaurado pela equipe especializada do museu. O monomotor serviu à Força Aérea da Marinha do Japão. O modelo também ficou famoso entre os brasileiros por ter sido utilizado durante décadas como avião oficial da famosa Esquadrilha da Fumaça. Já o raro Flea Ship é a única novidade que já integrou o acervo de São Carlos.. O modelo é considerado o primeiro avião do mundo a ser projetado por uma mulher, a norte-americana Lillian Holden.
Completam a lista de novidades outros dois planadores de alto desempenho, recém-chegados de Bauru, interior de São Paulo. Criado em 1944, o Flamingo é considerado uma obra de arte da aviação mundial. Com ele, foram vencidos vários campeonatos brasileiros de voo a vela. Já o raro Neiva BN-1 teve apenas três exemplares produzidos. O seu projeto, de 1945, foi executado por  José Carlos de Barros. Entre 1950 e 1955 foram produzidos 20 exemplares, encomendados pelo Ministério da Aeronáutica para distribuição aos aeroclubes nacionais.
Criado em 1993, o Museu TAM tem o intuito de preservar a história da aviação para as futuras gerações, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico. A instituição funciona de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita às quartas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário