Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

FLORIANÓPOLIS E PORTO ALEGRE FESTEJAM ANIVERSÁRIO

Pontes que ligam Floripa ao continente
Os moradores de Florianópolis e muitos turistas que já visitaram a capital catarinense com certeza conhecem a música Rancho de Amor a Ilha, do poeta Zininho (Cláudio Alvim Barbosa), nascido no estado. A melodia, escolhida para ser o hino oficial da cidade em 1965, foi tocada em diversos eventos realizados na semana passada,  em homenagem ao aniversário da cidade,  que ocorreu no último domingo (23), dia em que Florianópolis completou 288 anos.
A Ilha de Santa Catarina, conhecida como Ilha da Magia, foi fundada como Nossa Senhora do Desterro pelo bandeirante Francisco Dias Velho em 1726, e teve como seus primeiros moradores, além de nativos indígenas, imigrantes de origem açoriana. Posteriormente passou a ser chamada de Florianópolis em homenagem ao marechal Floriano Peixoto, segundo presidente da República e que ajudou a acabar com a Revolta Federalista.
Com pouco mais de 420 mil habitantes distribuídos entre a ilha e a parte continental, Florianópolis abriga grande número de moradores de outros estados, encantados pelas suas belezas naturais e suas 42 praias, além de atrativos culturais e de entretenimento, como passeios de escuna, visitação de fortes, ecoturismo e uma gastronomia variada, com o domínio de pratos à base de peixe e frutos do mar.
Florianópolis é a terceira capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com ranking na ONU. A cidade tem no turismo uma força para a economia local. Na temporada de verão de 2012, por exemplo, Floripa recebeu entre janeiro e março cerca de 1,5 milhão de turistas que deixaram cerca de R$ 1,1 bilhão no comércio da cidade. Seu principal cartão postal é a ponte pênsil Hercílio Luz, inaugurada em 1926 como a primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente - e que hoje passa por reformas
Visitada por turistas de diversos países, Florianópolis caiu no gosto de argentinos e uruguaios que costuma passar os verões em suas praias. A capital catarinense também está entre os cinco destinos preferidos dos estrangeiros que visitam o Brasil por motivo de lazer. 
PORTO ALEGRE, 242 ANOS - A Semana de Porto Alegre, que comemora o aniversário de 242 anos da capital dos gaúchos, faz um tributo ao compositor Lupicínio Rodrigues. Todos os dias são  realizados shows musicais, com destaque para as composições do músico, embora o aniversário da cidade tenha sido ontem,  26. Entre as demais atividades culturais,  haverá o tradicional Baile da Cidade, com destaque para o show Lupi 100 Anos, reunindo inúmeros artistas locais, no próximo sábado, com início às 20h30. O baile será na Prainha da usina do Gasômetro. 
Porto Alegre está entre os cinco destinos mais visitados por motivo de negócios e eventos no país. Pesquisa mostra que cerca de 40% dos estrangeiros que visitam a capital gaúcha viajam a negócios. Por conta desta demanda, a administração municipal firmou convênio, por meio do  PAC do Turismo, para a construção de um centro de eventos da cidade. O valor é de R$ 60 milhões.
Apesar de os negócios impulsionarem o turismo dos gaúchos, a capital tem atrativos culturais, de lazer e históricos. O centro da capital possui prédios antigos em estilo neoclássico que fazem parte do roteiro de visitação turística. Os destaques são a Catedral e a Cúria Metropolitana, a Casa da Junta - hoje Memorial do Legislativo, o Palácio do Ministério Público, o Palácio Piratini – sede do governo- o Theatro São Pedro e o Museu Júlio de Castilho. 
Um passeio é uma boa opção para quem deseja conhecer a capital porto-alegrense, com roteiros que incluem o Centro Histórico e contempla paisagens dos cartões postais da cidade, como o Parque da Redenção, o Mercado Público e a Fundação Iberê Camargo. Há ainda passeios pela Zona Sul, que mostram as belezas da Ipanema, propriedades dos Caminhos Rurais e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, com uma vista panorâmica da cidade. 
monumento aos Açorianos em Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário