Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

MONTE EVEREST, O DESAFIO FINAL DE ROSIER ALEXANDRE

Após cumprir a  escalada ao Maciço Vinson (4.897m), na Antártida, a sexta etapa do Projeto Sete Cumes, o “cabra da peste” cearense Rosier Alexandre partirá de Fortaleza amanhã, 29,  para encarrar a sua última e arriscada empreitada, conquistar o Everest (8.850), entre o Nepal e a China, na Ásia. A sua viagem será via São Paulo, Barcelona, finalmente Katmandu..., local em que começará a escalada.
A aventura dos sete cumes foi idealizada por Dick Bass (EUA), que concluiu a versão Kosciuszko em abril de 1985, tornando-se o primeiro a percorrer os sete pontos. Até hoje, mais de 200 pessoas concluíram alguma das versões. A partir dessa empreitada, outras aventuras nela inspiradas foram surgindo, como alcançar o 2º pico mais elevado de cada continente; os sete vulcões (o vulcão mais alto de cada um); os sete paredões (o maior big wall de cada continente) etc.
Caso conclua com êxito esta última e difícil aventura, como confiantes esperamos, Rosier Alexandre será o quinto brasileiro a conseguir o intento. Rosier é arrojado e altamente técnico, mas está consciente de que sua tarefa será das mais difíceis.  Ele já superou muitas outras aventuras, além da escalada dos seis cumes anteriores,  como voar no Ilyushin (IL 76), o gigante cargueiro russo onde montanhistas, esquiadores e pesquisadores embarcam e voam misturados a containers, mochilas, sacos de mantimentos e tambores de combustível. Está bastante confiante na sua capacidade e técnica, daí  por que diz: "Enfim chegou o momento de direcionar a bússola para a Ásia, em busca do Sagarmatha (de acordo com os nepaleses) ou Chomolungma (de acordo com os tibetanos) ou simplesmente Everest, com seus 8.848 metros de muito gelo, rocha e imponência". Para realizar a nova façanha, ele teve 14 meses para intensificar a preparação.
OS SETE CUMES - Sete Cumes (Seven Summits) é a aventura que, para ser completada, faz com que o escalador tenha que culminar o ponto mais elevado de cada um dos sete continentes, a saber:
África - Kilimanjaro (5891m), na Tanzânia; América do Sul - Aconcágua (6962m), na Argentina; América do Norte - Denali (6194m), nos Estados Unidos; Antártica - Vinson (4892m);
Ásia - Everest (8850m), entre Nepal e China; Europa - Elbrus (5642m), na Rússia;Oceania - Carstensz (4882m), na Indonésia, ou Kosciuszko (2228m), na Austrália.
LANÇOU LIVRO – No último dia 20, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o montanhista Rosier Alexandre  lançou o livro “Sentinela de Pedra,  que conta a história de quando escalou o Monte Aconcágua (6.962 metros), conhecido também como sentinela de pedra, em 2006. A empreitada faz parte do Projeto Sete Cumes, em que Rosier pretende escalar o último obstáculo, o Monte Everest. 
O presidente da FIEC, Roberto Proença de Macêdo, que prefaciou o livro, disse ser fã do montanhista desde que o conheceu durante uma palestra em uma de suas empresas. A FIEC, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), patrocina o projeto de Rosier, juntamente com DCDN, Bspar e Sinduscon/CE.
QUEM É ROSIER - Rosier tem uma história surpreendente. Descendente de uma família de agricultores, nascido na zona rural de Monsenhor Tabosa, num pequeno casebre de taipa em meio a caatinga sertaneja, trabalhou como agricultor até os 15 anos, foi engraxate e vendedor de frutas, saiu do anonimato para entrar para história quando se tornou o primeiro montanhista do N/NE a escalar o Aconcágua (6.962m), a maior montanha da terra, fora da Ásia.
Monte Everest

Nenhum comentário:

Postar um comentário