Marcus Pompeu, Cel.Garcez e Fenelon Gonçalves. |
A 1ª Conferência Intercontinental de Turismo Rural, aberta na última segunda-feira, 24, no anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, contou com a participação de importantes autoridades, inclusive o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Marcos Pompeu, personalidades de destaque do turismo nacional e internacional, afora uma representação da Abrajet/Ceará composta pelo presidente José Rangel, Antonio José de Oliveira , Fenelon Gonçalves, Ivonildo Lavor e José Mário Pinto.
O prestigiado evento, realizado pela Associação Brasileira de Turismo Rural, Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural e Equestre, Associação Portuguesa de Turismo Rural, Eurogites e a Associação Brasileira de Turismo Rural, seccional do Ceará (Aceter), teve o patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras e apoio da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sebrae-CE . Na organização, a Prática Eventos, à frente a diretora Glória Ribeiro.
Após a solenidade de abertura, ocorreu uma palestra, tendo como temática central: “Turismo Rural -Cenários, Desafios e Soluções”, focando um público-alvo, formado por pequenos e micro empresários, empresários de grande porte, instituições e entidades, profissionais e academia ligada ao setor. Em seguida, houve uma Mesa Redonda, intitulada Turismo Rural – Uma visão global para expressar identidade, sendo mediadora Ana Clévia Guerra Lima, do Sebrae/nacional. Por fim, foi aberto o Painel Turismo Rural e Territórios Criativos, funcionando na presidência da mesa o diretor técnico do Sebrae-CE, Alci Porto Gurgel Júnior.
No decorrer da 1ª Cinttur, foram abordados diversos temas, como: O Cooperativismo Desenvolvendo o Turismo no meio Rural; Cenas Criativas do Brasil Rural; Uma Economia Criativa, baseada na experiência de Portugal; Legislação e Política, tendo como presidente da mesa o deputado estadual Sérgio Aguiar, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa; Cooperação Público/Privada, abordado por Patrick Farjas, da França; Sustentabilidade e Desenvolvimento, sob a responsabilidade de Marcos Pompeu, secretário adjunto da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur); Definição e Desenvolvimento do Produto, com Panos Poulos, da Grécia, e “Turismo Rural no Brasil, Cenários Atuais”. Por fim, houve a palestra “Sustentabilidade, Desenvolvimento e Crescimento do Setor”, ministrada por Apolônia Rodrigues, de Portugal.
Anteontem, as entidades de classe e instituições de turismo rural internacional fizeram uma reunião final e participaram de um “city-tour” por empreendimentos turísticos de Fortaleza. Ontem, 27, como etapa final da Conferência, aconteceu uma visita técnica a alguns hotéis fazendas da região metropolitana da Capital.
Fenelon Gonçalves, Antonio José de Oliveira, Ivonildo Lavõr, José Rangel e Marcus pompeu |
Nenhum comentário:
Postar um comentário