Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CATEDRAL DE SAL, UMA DAS MARAVILHAS DA COLÔMBIA

A fé dos colombianos, um dos países com grande maioria católica da América Latina, produziu uma das maravilhas da Colômbia, que atrai milhares de turistas todos os anos para a cidade de Zipaquirá (departamento de Cundinamarca), a 45 minutos 48 km) de Bogotá, onde está a Catedral de Sal, dentro da montanha. Onde está a Catedral, o turista percorre um caminho entre formações salinas, que recriam a Via Sacra de Jesus. Em cada parada, um significado diferente para a Via Crucis, recriada com delicadeza e muita beleza por diversos artistas. Na Catedral, uma visão de ótica engana e encanta os visitantes e fiéis, com uma cruz, que ora parece cravada na parede, outra parece suspensa por fios invisíveis. 
Aos poucos, uma multicolorida passagem de luz fosforescente abre e ilumina as paredes da Mina de Sal, uma peça monumental de arquitetura esculpida pela mineração e convertida em um templo de beleza. 
Antes de entrar, vê-se a praça das bandeiras, onde está a escultura da Virgem de Guasa (que significa água e sal), padroeira dos mineiros. No Cerimonial também estão a Cruz Cardinal, o monumento de mineração, as fontes de água e torre sineira. O local recebe mais de 13 milhões de visitantes de todo o mundo e foi declarado Primeira Maravilha da Colômbia em 4 de fevereiro de 2007. 
NOVA MINA - Em 1995, a nova sede da Mina de Sal foi aberta. O novo local tem 180 metros de profundidade. Para a construção, foram utilizadas e extraídas 250 mil toneladas de sal-gema, sendo esta, a maior reserva do mundo. Ao entrar no local, um cheiro de mina toma conta do turista. Em seguida, um conjunto de luzes guia para cada estação da Via Crucis. Ao final, o visitante contempla os altares do nascimento e do batismo, o da vida, e o da morte e da ressurreição. Cada um tem esculturas esculpidas pelos mineiros e escultores, entre os quais se destaca La Piedad, cujo rosto tem fortes características indígenas. Destaque também para o Anjo da Guarda, esculpido em 1950, pelo escultor italiano Ludovico Consorte.
HISTÓRIA - A exploração desta mina tem uma história que corre tempos pré-colombianos, por meio dos períodos colonial e republicano, para continuar fazendo história. Foram os antigos índios Muisca que primeiro se beneficiaram deste enorme reservatório de sal. O acúmulo de sais no meio da Cordilheira oriental colombiano foi formado há 70 milhões de anos, quando ainda era um mar que cobria toda a região. Na formação da Cordilheira Oriental, o mar secou e deixou um enorme depósito de sal sepultado por terra e lama, solidificando formação de sal-gema. 
Os espanhóis declararam "White City" e, mais tarde, por decreto colonial foi o sal que financiou as campanhas de libertação empreendidas por Bolívar, levando à independência da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, há 200 anos. Décadas mais tarde, o escritor e Nobel de Literatura Gabriel García Márquez iniciou sua vida nas letras na região, onde morou. 
ZIPAQUIRÁ - Na cidade de Zipaquirá encontram-se mais de 20 igrejas. Na Semana Santa, milhares de fiéis de todo o mundo visitam a região para conhecer o local, maravilhando-se com o percurso feito dentro da montanha. Os turistas poderão conhecer: o Parque Temático de La Sal, com 23 hectares de espaços verdes; o Muro de Escalada; o Espelho D'Água, com a interação entre a rocha salina e a água; a Rota do Mineiro; e o Museu de La Salmuera. Quem divulga é a Proexport Colômbia, organização governamental focada em promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia em diversos países, nomeadamente no Brasil.
(Jornalista Nelci Seibel,  da Abrajet/SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário