Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

IV SIMPÓSIO SOBRE “O PADRE CÍCERO – E... ONDE ESTÁ ELE?”.

A Universidade Regional do Cariri - URCA, em parceria com o Geopark Araripe e a Diocese do Crato,  e contando com a interveniência da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – Fundetec, no aniversário dos seus 28 anos, ao atingir sua maturidade institucional e acadêmica, enfatizando o cumprimento de sua missão de atuar no desenvolvimento regional,  promove o  IV Simpósio sobre “O Padre Cícero – E... onde está ele?”. Este evento de significativa importância para a Região do Cariri acontecerá de 17 a 21 de novembro próximo, no Campus Crajubar/Urca, em Juazeiro do Norte – CE. A Solenidade de abertura do evento acontecerá no dia 17 de novembro, às 19h, no Auditório do Memorial Pe. Cícero, em Juazeiro do Norte-CE.
REFLEXÕES - O IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero dará sequência às edições realizadas nos anos de 1988, 1989 e 2004, tendo como proposta para esta realização este ano contribuir para as reflexões acerca de personagem de tanta importância  – e de tudo que à sua volta se aglutina – que, ao longo da história, vem sendo alvo de contínuas apropriações: sociais, políticas, econômicas, intelectuais, religiosas e culturais.
Neste  2014,  serão comemorados os 100 anos da morte da Beata Maria de Araujo, os 80 anos da morte do Padre Cícero, bem como o centenário da Sedição de 1914, da instalação da cidade de Juazeiro do Norte e da criação da Diocese de Crato, fatos extremamente significativos que não se restringiram apenas a Juazeiro do Norte, pois terminaram por constituir a localidade como polo de irradiação e de atração cultural, social e religiosa, bem como polo de desenvolvimento nos sertões nordestinos.
O evento constará de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas e visitas guiadas, na expectativa de receber 1000 participantes que estarão envolvidos nas reflexões e debates e que estes possam contribuir para a construção de um olhar ainda mais plural e denso sobre o Padre Cícero e a realidade em que todos nós estamos inseridos.
Nesta edição, 10 anos após a realização do III Simpósio sobre o Padre Cícero - E... quem é ele?,  a Prática Eventos reedita a parceria com a URCA para esta realização.
PREPARAÇÃO - A empresária Glória Ribeiro, Diretora Comercial da Prática Eventos, viajou na quarta-feira última (17) para Juazeiro do Norte para reuniões de trabalho e no dia seguinte, para assessorar a Universidade Regional do Cariri no Lançamento do IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero. O evento acontecerá no Hotel IU-Á, a partir das 19h, onde será servido um coquetel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário