Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

COMEÇA DOMINGO A EXPOECE - A GRANDE FEIRA DOS AGROPECURISTAS COMEMORA 60 ANOS

Começará no próximo domingo, 21, a partir das 17 hs, a 60ª  Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará-EXPOECE, no Parque de Exposições Governador César Cals.  Uma solenidade, que contará com a presença de autoridades e criadores, marcará o início  desta que é  umas das maiores do Brasil no campo do agronegócio. Um desfile de animais e dos municípios que este ano participam do evento está na programação. 
 O presidente da Associação dos Criadores do Ceará-ACC, Paulo Hélder de Alencar Braga, adiantou que cerca e 300 animais de 200 criadores, estarão participando da Exposição,  que vem sendo realizada em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. O  julgamento de admissão  de caprinos, ovinos e bovinos  já começará no domingo, de 8 âs 18 hs, para no sábado, dia 27, ocorrer a premiação dos melhores animais leiteiros. No domingo a noite, terá também shows artísticos. Na segunda-feira, dia 22, começa a visitação da Feira de Produtos  e de Serviços agropecuários da Feira dos Municípios. No local haverá também uma Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Fetraece.
A Expoece deste ano é  especial.  São sessenta anos de muito trabalho e determinação e de bons resultados na genética do nosso rebanho, disse o presidente da ACC, que programou uma solenidade especial no encerramento da exposição, no dia 27.,  quando serão entregues troféus a vários criadores, instituições e servidores que colaboraram com o evento durante esse  seis décadas.
 Ainda no sábado da próxima semana, será feira a  aposição das fotografias dos ex-presidentes da ACC. Na sede da entidade que fica dentro do parque de exposições da Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA., e que passou agora por uma reforma. As instituições homenageadas são: Sebrae ,  Banco do Brasil,  Banco do Nordeste e secretaria de Desenvolvimento Agrário .
Durante toda a  semana da  Expoece serão oferecidas cinco oficinas voltadas para a gastronomia regional incluindo o caju, a macaxeira, pães artesanais, e ainda, a carne suína. As oficinas são gratuitas, e abertas ao público em geral. O projeto faz parte do programa de Promoção Social do Senar-Ce  e as inscrições podem ser feitas pela internet ou no próprio local. Segundo  a coordenadora Kelly  Cláudio, o Senar- Ce  tem uma vasta grade de cursos , que inclui  também outras ações como o AGRINHO , um concurso que premia alunos de escolas publicas da zona rural e o Programa Útero é Vida, que oferece o exame de papanicolau a mulheres da zona rural e um dia de beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário