Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CALEIDOSCÓPIO - DEBATES QUE NÃO INTERESSAM / ACQUÁRIO CEARÁ, REMANDO CONTRA A MARÉ


DEBATES QUE NÃO INTERESSAM
Já que nenhum dos candidatos a presidência da República  conseguiu votos suficientes para se eleger no primeiro turno nas eleições realizadas no dia 5 deste outubro, os dois mais votados -  Dilma Rousseff  e Aécio Neves -  estão se digladiando agora para  serem os  ungidos ao disputado cargo, neste segundo turno das eleições.  Se houve polarização e acirramento de ânimos nos debates da última eleição entre a presidente Dilma e Marina Silva e o então menos envolvido Aécio, agora o que se ouve e se vê é o enfrentamento fora de propósito entre os candidatos petista e psdbista. Se foi maior na eleição passada a desconstrução da candidata do PSB, agora o fogo cruzados é entre os dois finalistas. Sem exceção, tanto Dilma como Aécio, pelo menos até o momento, não dizem com firmeza por que querem o cargo maior para a condução dos brasileiros no próximo quadriênio. Nas entrevistas, debates e enfrentamentos os dois “apelam para ignorância”, acusando-se mutuamente de serviços e práticas não compatíveis com a moral pública e administrativa. Um quer nocautear o outro sem piedade, muitas vezes deixando de lado a verdade, contanto que fique por cima, que chegue ao pódio final como vencedor. Para ganhar, vale tudo. Propostas concretas para tirar o Brasil da difícil encruzilhada em que se encontra, nada; sobre um programa exequível de governo, quase nada. São por estas e outras razões que o brasileiro está descrente do homem público, decepção que se concretizou com a ausência às urnas, os votos brancos e nulos na recente eleição. Mais de trinta milhões de brasileiros fizeram este protesto será um equipamento de silencioso na vez passada. Não se duvida de que, a continuar a campanha política do jeito que está, com confrontos que mais parecem  briga de comadres, certamente os milhões de descrentes da vez passada terão a adesão de muito mais pessoas decepcionadas. Isto não é bom, pois no final tal atitude reverte em favor de quem menos se confia. 
ACQUÁRIO CEARÁ, REMANDO CONTRA A MARÉ
Indiferente às pressões de alguns, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, está no firme propósito de que as obras do Acquário Ceará estejam concluídas até o final do próximo ano. Para dar continuidade aos 30% do que já está executado, chegaram esta semana a Fortaleza as três principais placas da maior janela do empreendimento, polêmico para uns mas que será de importância imensurável no sentido de que Fortaleza se solidifique como um polo turístico de categoria internacional. E mais vem chegando.  Após concluído, o Acquário  terá 21,5 mil metros quadrados de área construída e 38 tanques-recinto de exibição com capacidade para 15 milhões de litros de água e cerca de 500 espécies.  Será um equipamento de alto valor para o Ceará, destinado a proporcionar a excelência do nosso turismo, local para estudos sobre a diversidade marinha e ecologia, e lazer saudável para a nossa população. Uma pena que isto venha sendo esquecido por muita gente, ciosa de que o dinheiro público deva ser priorizado para a acabar com os principais problemas da nossa população: saúde e educação. Não querem enxergar que saúde e educação é uma obrigação permanente e que dificilmente será  superada apenas com verbas destinadas a outros empreendimentos, tais como o Acuário e o já vitorioso Centro de Eventos do Ceará, obras estas fontes de renda justamente para que,  em última análise, haja mais dinheiro para se empregar nas necessidades básicas. 
À propósito, vem sendo difundido pelos meios de comunicação que,  no sul da China, um país comunista, Pequim está fazendo da ilha de Hengqin, nas proximidades de  Hong Kong,  um laboratório para o futuro do país e que “ tem atraído as atenções depois da construção do maior aquário do mundo” Adiantam as informações que à  “ espera de polos educacionais, das indústrias criativas, dos parques temáticos e dos hotéis destinados a atrair consumidores de classe média, foi construído na ilha um aquário orçado em 5 bilhões de dólares. O Chimelong  Ocean Kingdom é o maior do mundo,   um complexo com mais de 130 hectares, com 49 milhões de litros d'água. É isto, os chineses estão com o olhos no futuro do país...

Nenhum comentário:

Postar um comentário