Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

MOBILIDADE PÚBLICA DE FORTALEZA - O CORREDOR AGILIZARÁ O DESLOCAMENTO DOS USUÁRIOS

Ônibus articulado 
As estações para embarque e desembarque do primeiro corredor exclusivo para ônibus serão entregues em novembro pela Prefeitura de Fortaleza, através da Seinf. A conclusão das obras, que seguem em ritmo acelerado, facilitará e agilizará o deslocamento dos usuários de transporte coletivo que realizam o percurso de 8,2 km do Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro.
De acordo com o secretário de infraestrutura, Samuel Dias, o projeto de implantação das estações, que antes contava com 10 unidades, agora contará com onze estações exclusivas nesta primeira fase. “São dez estações na Avenida Bezerra de Menezes e, a partir de estudos realizados, incluímos mais uma em frente ao mercado São Sebastião”. Segundo o secretário, a previsão é de que a velocidade dos ônibus aumente 40%.
Além das estações, o Corredor contará, na fase inicial de implantação, com oito novos ônibus articulados que circularão  apenas no corredor. Os novos veículos terão ar condicionado para melhorar o conforto dos usuários e do motorista e capacidade para mais passageiros, sendo 40 passageiros sentados, 100 em pé e mais duas vagas para cadeirantes.
Com conclusão esperada  para o próximo mês,  o corredor expresso terá  quatro faixas (duas em cada sentido) ao lado do canteiro central da Av. Bezerra de Menezes, utilizadas apenas pelo transporte público;  as quatro faixas junto aos passeios (duas em cada sentido), que hoje funcionam como faixas exclusivas para o BRS (Bus Rapid System), serão restituídas para o trânsito de veículos particulares.
ANTÔNIO BEZERRA / PAPICU - Os viadutos do cruzamento das Avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior também fazem parte do corredor exclusivo para ônibus que ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Terminal Papicu. Estes  viadutos serão entregues ainda no mês de outubro.
Para dar continuidade às obras, quatro passarelas serão construídas na área. “Foram feitos vários estudos viários para observar quais as melhores alternativas para os pedestres na região”, explica Samuel Dias. Uma passarela será construída na Avenida Antônio Sales, na altura da Rua São Gabriel, e as outras três serão na Avenida Engenheiro Santana Júnior, próximas às ruas Israel Bezerra, General Tertuliano Potiguar e Bento Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário