Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ABRAJET-RS LEVA TEMÁTICA AMBIENTAL AO FESTURIS

A Abrajet-RS, que participa todos os anos do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), neste ano vai apoiar ações que valorizam a preservação do meio ambiente, levando uma mostra do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COAPOA).
Como o turismo de observação de aves, muito desenvolvido em outros países, vem crescendo entre brasileiros e no Rio Grande do Sul, a Abrajet do Estado optou por levar a mostra de aves que foi concebida com objetivo de alertar para os riscos de extinção das espécies, pelo Dia da Aves neste ano. Composta por 36 fotos de  observadores associados ao COAPOA, a exposição é de pássaros avistados em Porto e Alegre e no Estado. 
A ideia de levar a mostra sobre as aves do RS ao Festuris visa alertar para o desmatamento que culmina com o desaparecimento de algumas espécies de animais e aves e agregar parceiros do setor de turismo na luta pela preservação.  " O turismo é uma indústria limpa, cuja luta maior é pela paz, pela integração entre os povos. Certamente o profissional do setor será um observador atento ao material que iremos levar para o Festuris", afirma Jurema Josefa, presidente da Abrajet-RS. Jurema destaca que estudos realizados neste ano pela Fundação Zoobotânica do RS indicaram que cerca de 772 espécies de plantas correm risco de desaparecer, de um total de 1.245 vegetais pesquisados. Nesse grupo figura inclusive a araucária - com muitas sementes  não germinando ou não gerando frutos, o que prejudica também a existência de aves que vivem dessas plantas. Já a pesquisa sobre as  aves, sob a responsabilidade do biólogo Glayson A. Bencke, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e sócio-fundador do COAPOA, indicou 91 espécies de aves que foram enquadradas em uma das três categorias de extinção (vulnerável, em perigo e criticamente em perigo), além daquelas já consideradas extintas
Para concretizar o projeto, a Abrajet/RS  recebeu apoio da diretoria do Festuris, de Móveis Masotti e de Comunicação Due Company  Relacionamento com a Imprensa e Estratégia Comunicação e Marketing.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário