Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

NOVA EXPANSÃO NO PORTO DO PECÉM

Através da Seinfra, o Governo do Estado autorizou o início dos estudos para uma nova ampliação do Terminal Portuário do Pecém. O trabalho será realizado pelo consórcio formado pelas empresas Ram Engenharia e Planave Estudos e Projetos. Os serviços estão relacionados às obras de adequação à nova expansão das infraestruturas aquaviária e portuárias do Terminal, de forma a prepará-lo para a implantação da superestrutura que viabilizará as operações com petróleo e derivados líquidos e outras cargas do gênero advindos com a implantação da refinaria da Petrobras, em fase de planejamento. Os estudos receberão investimentos de R$ 4,8 milhões e devem estar prontos dentro de seis meses a partir da assinatura do contrato, firmado dia 15 de outubro.
O Porto do Pecém está recebendo a sua segunda expansão com obras que incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão, a pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra-mar em cerca de 90 metros; o alargamento de aproximadamente 33 metros da ponte; e a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. O investimento é de R$ 568,7 milhões. Atualmente os serviços são executados no alargamento do quebra-mar e da ponte de acesso. A obra já possui avanço de 45% e a entrega dos serviços está prevista para o final de 2016. 
No período de janeiro a setembro de 2014 foram movimentadas através do porto do Pecém 6,4 milhões de toneladas de mercadorias, com operação de 365 navios no período. O acréscimo foi de 61% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 3,9 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário