Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CEARÁ NATAL DE LUZ - MAGIA E LUZES DOMINARÃO FORTALEZA NESTE FINAL DE ANO

Tons, brilhos, sensações de fraternidade  enaltecendo a autoestima com o intuito de fortalecer a nossa gente. Eis o Ceará Natal de Luz 2014 que a Câmara de Dirigentes Lojistas oferecerá à população de Fortaleza, uma  tradição que encanta cearenses e turistas de todas as partes.  Este ano,   apresenta o tema “O Natal de Reis”. Inúmeros locais públicos da cidade vão receber luzes e decorações natalinas. Solidariedade e práticas de incentivo à preservação do meio ambiente, como nos anos anteriores,  são a tônica do evento.
O Ceará Natal de Luz promete encantar o povo cearense com belas artes expressas através da tradicional Árvore de Natal, montada na Praça do Ferreira, bem como cores e traços luminosos espalhados por vários pontos da cidade, a partir do dia corrente. O enredo artístico e a concepção da decoração têm a assinatura de Mino Castelo Branco, um dos maiores cartunistas do Brasil.  Novidade será o relógio da Coluna da Hora  que  tocará  músicas natalinas,  . 
Grande destaque será o Desfile Natal de Luz, que acontecerá no Parque da Criança, com diversas alas representadas por personagens e símbolos natalinos será o ; uma idealização do artista plástico Cariri Costa. 
AS ÁRVORES - As árvores temáticas são uma atração à parte durante o Ceará Natal de Luz, todas elas feericamente iluminadas e decoradas.   Nesta edição, serão instaladas três árvores: na Praça do Ferreira, na Praça Portugal e na Avenida Washington Soares. A mágica Árvore dos Presentes se abre por sobre Fortaleza projetando luzes, brilhos e esperanças. 
Este ano, 21 pontos da cidade receberão os tipos criativos inspirados nos signos natalinos: Praça do Ferreira, Hotel Excelsior, Cine São Luiz, Postes do Canteiro Central da Rua Floriano Peixoto, Calçadões do Centro, Praça José de Alencar, Av. Monsenhor Tabosa, Cidade da Criança, Paço Municipal, Palácio da Abolição, Praça Portugal, Centro de Eventos, Av. Washington Soares, CDL, FCDL, FIEC, Centro Cultural Banco do Nordeste, Reitoria, Unifor, Estoril e Instituto Histórico do Ceará.
ABERTURA OFICIAL - A solenidade de abertura oficial da Festa da Luz acontecerá no dia 28, a partir das 18 horas, na Praça do Ferreira, com a apresentação do concerto da Camerata da Unifor, a tradicional missa, entrega da chave da cidade e a chegada do Papai Noel. Em seguida, apresentação do show do cantor cearense Raimundo Fagner, revisitando todo o seu repertório numa homenagem a grandes nomes da música popular brasileira. A estimativa de público é de 80.000 pessoas.
DESTAQUES - Diariamente, na Praça do Ferreira, às 18 horas, com apresentação de uma hora de duração, acontece o concerto do Coral de Luz, na sacada do Hotel Excelsior. Ao todo vão se apresentar 130 crianças.  O Coral de Luz é formado pela junção de dois corais: o Coral Ângelus composto por 30 crianças e o Coral Joias de Cristo composto por 100 crianças da Associação Nossa Casa Mãe África. Ainda na praça, o relógio da Coluna da Hora vai tocar canções do Natal, nos horários das 9h, 12h, 15h, 17h, 18h e 19h.
Logo em seguida, às 19 horas, no Parque da Liberdade, tradicionalmente conhecido como Cidade da Criança, apresentam-se, de terça a domingo, orquestras, quartetos, concertos de corais, solistas, resgatando o cancioneiro regional e levando emoção ao público. Em destaque, o Desfile de Natal com o tema “O Fantástico Mundo do Natal”. Serão 130 integrantes, 15 alas e sete alegorias, compondo um enredo totalmente diferente do evento anterior. 
COMPROMISSO AMBIENTAL - O Ceará Natal de Luz segue com o seu compromisso ambiental. Em defesa ao meio ambiente, a campanha pelo verde, lançada em 2007, chega ao seu objetivo de plantar a milionésima muda de árvore em 2014. Uma ação que, além de plantar, retirou um número considerável de garrafas plásticas das ruas de Fortaleza.
As últimas 130 mil mudas da campanha serão distribuídas à população, seguindo o mesmo operacional da troca por garrafas plásticas. A milionésima muda será fincada quase em frente à Pastelaria Leão do Sul, num dos canteiros da Praça do Ferreira. A planta escolhida para fechar o ciclo da campanha é o Pau-Brasil, espécie que originou o nome do nosso País.
O Ceará Natal de Luz 2014 é uma realização da CDL de Fortaleza e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. Em parceria com o Governo Federal e Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Patrocínio da Coelce, Grupo C. Rolim, Esmaltec, Banco do Nordeste, Newland, FIEC, OI Operadora e SESI. Apoio: Sistema Verdes Mares, Sindiônibus, Faculdade CDL, Indaiá e Grupo M dias Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário