Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO - OS NÚMEROS INDICAM MAIS UM RESULTADO POSITIVO

O consagrado Festival de Turismo de Gramado começou na noite de  quinta-feira, 6, com a solenidade de abertura acontecendo no Palácio dos Festivais. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou do ato, juntamente com o prefeito de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi, número expressivo de  outras autoridades nacionais e estrangeiras, empresários e jornalistas. Bem elaborada programação se desenvolveu na noitada, com manifestações da parte do Ministro Vinicius Lages e do  prefeito em exercício de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi.   A organizadora da feira, Marta Rossi, no seu pronunciamento  agradeceu o ministro pela presença e apoio institucional ao evento, estendendo seus agradecimentos a quantos vêm contribuindo para o êxito do Festuris, já consolidado no calendário nacional e  voltado exclusivamente a profissionais ligados ao setor, como  prova maior a presença de empresas, delegações oficiais e profissionais de mais de 60 países.
A contralto Débora Rosa, o tenor Césare Barichello, a pianista Enira Trindade e a percussionista Letícia Pohlmann deram um toque especial à solenidade.
MOVIMENTAÇÃO EXTENSA – Os trabalhos do Festuris  desenvolveram-se intensamente nos dias 7 e 8. Pela manhã, no Palácio dos Festivais, aconteceram as palestras e painéis. A tarde, no Serra Park, houve a grande Feira, onde os coloridos e ricos estandes mostraram toda riqueza e atração turística dos países participantes e estados brasileiros. Para bem refletir o que foi o evento, acrescente-se que foram realizadas 324 reuniões de negócios em menos de 48h. 
O MTur participou do Festival com dois estandes institucionais. Entre as ações do Ministério destacaram-se a divulgação da campanha #PartiuBrasil, que estimula o brasileiro a viajar pelo país; além dos programas Passaporte Verde e Turismo Acessível, amplamente divulgados no balcão de atendimento, por meio da distribuição de materiais informativos e jogos interativos.
OS NÚMEROS -  Sábado, 8,  às 18 horas, houve o encerramento do Congresso e da  Feira, com  total êxito. Os números finais do Festuris foram divulgados pelos diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, na Sala de Coletivas do Serra Park. Apesar do ano atípico com Copa do Mundo e eleições, o Festuris conseguiu manter a tradição de inovar e cresceu 3,5% no número de expositores, atingindo a marca de 400 estandes. O público de 14 mil visitantes na feira ficou dentro da meta traçada pela organização. Também foi anunciada a data do Festuris 2015, que vai ocorrer de 5 a 8 de novembro.
O êxito do encontro  de negócios rendeu o reconhecimento do trade e da imprensa especializada. O evento foi eleito pelos jornalistas associados à Rede Mundo de Comunicação, da Argentina, como o Melhor Festival de Turismo da América Latina, além de ser homenageado pelo Fórum Ibero Americano de Periodistas de Turismo. As distinções foram entregues antes da coletiva dos diretores do Festuris.
CRESCIMENTO - Para o diretor Eduardo Zorzanello, os resultados são positivos considerando o período de incertezas por conta da Copa e das Eleições. Zorzanello destacou a expansão da área da feira, que passou a ter 20 mil m², a duplicação do Salão Mice, o aumento do número de destinos internacionais e o crescimento dos salões segmentados.
Já Marcus Rossi  salientou que o Festuris propôs a inovação como meta. Segundo ele, a tecnologia foi incorporada ao evento como forma de organizar e aumentar o volume de negócios. “Inovação foi a palavra que nos motivou”, disse. Então divulgou os números do aplicativo do Festuris, que teve 992 downloads na plataforma Android e 1.006 no IOS, e do Buyers Club – Clube de Compradores. Com a proposta de organizar a agenda de expositores e visitantes, a inspiração do Buyers veio de feiras internacionais. Conforme ele, foram 1.147 solicitações de reuniões e 324 encontros realizados mediante agendamento. “Trouxemos a ferramenta para o mercado brasileiro com a proposta de aumentar o volume de negócios. Consideramos o resultado excelente considerando que a ferramenta é totalmente nova”, comemorou.
Marta Rossi fez questão de agradecer pelo apoio da imprensa na cobertura do Congresso e da Feira. “Não temos só pessoas que escrevem sobre o Festuris. Temos amigos jornalistas que falam com carinho  de Gramado, do Rio do Sul e do Brasil”, reconheceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário