Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

SIMPÓSIO SOBRE O PADRE CICERO - PESQUISADORES DEBATERÃO A TEMÁTICA “E...ONDE ESTÁ ELE”

Da próxima segunda-feira, 17, até  21, o Cariri viverá grande movimento cultural reunindo cerca de mil participantes de vários países e estados brasileiros. Será o  IV Simpósio Internacional Sobre O Padre Cícero, com a temática central “E...Onde Está Ele”, em  referência ao prosseguimento dos estudos voltados ao aprofundamento da temática sobre um dos sacerdotes mais polêmicos da história do Brasil. 
O evento terá a sua abertura no Memorial Padre Cícero, local emblemático que marcou a realização das três primeiras edições que trouxeram importantes mudanças na forma de pensar o Padre Cícero, a religiosidade popular no Nordeste e no País, os romeiros, e o relevante papel dos beatos e beatas, em específico, Maria de Araújo, protagonista do milagre do sangramento da hóstia ofertada pelo sacerdote, em 1889.
A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, ressalta o papel da academia dentro desse contexto de estudos relacionados à religiosidade, principalmente no que diz respeito ao fenômeno que representa o Padre Cícero. O Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico, destaca a presença do sacerdote a partir da vida do homem mais simples, a fé do povo, ao mesmo tempo em que citou a academia como elemento importante para buscar o aprofundamento desses estudos.
 O simpósio constará de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos, lançamento de livros, apresentações artístico-culturais, oficinas, além de visitas guiadas e feira dos Municípios. A conferência de abertura será proferida pela irmã Annette, com o tema “Pe. Cícero e a Igreja na Contemporaneidade”. Ela será a presidente de honra do simpósio.
O evento contará com a presença do Professor Dr. Marcelo Camurça, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Guy Martini, da Rede Global de Geoparks, da França, entre outros estudiosos do Brasil e países principalmente da Europa, afora renomados estudiosos brasileiros, um grupo de pesquisadores da religião, da Universidade de Louvain, Bélgica, que deu uma importante contribuição para o entendimento do fenômeno das romarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário