Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MUITA MOVIMENTAÇÃO NO 11º CAJU NORDESTE

A cidade de Beberibe desde ontem e até o próximo 22,  está vivenciando o 11º Caju Nordeste, evento de abrangência regional, beneficiando os polos produtores de caju da Região Nordeste, especialmente dos estados do Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, com foco no Polo Cajucultor de Beberibe e dos municípios circunvizinhos.
O evento contempla várias  atividades, entre as quais Seminário Técnico:  os  Painéis Temáticos montados através de ciclos de palestras, seguidas de debates em plenária, com a abordagem de temas de grande relevância para a conjuntura da cultura do cajueiro. Os minicursos capacitarão os empreendedores no uso de tecnologias inovadoras para a cajucultura, nas áreas de cultivo e tratos culturais dos pomares, colheita e pós-colheita, processamento do pedúnculo e da castanha de caju, comercialização da produção, constituição e gestão dos empreendimentos rurais e agroindustriais. As Clínicas Tecnológicas serão apresentadas as tecnologias inovadoras disponibilizadas à cajucultura pelas instituições de pesquisa, extensão e desenvolvimento. As Oficinas Técnicas apresentarão demonstrações práticas sobre o processamento do pedúnculo e da castanha de caju para a elaboração de produtos para alimentação humana e ração animal. Nas Palestras serão debatidos macro temas e políticas relacionadas com o desenvolvimento da cajucultura, que serão encaminhados após o evento às autoridades e lideranças responsáveis pelo setor.
Serão realizadas visitas técnicas dos agricultores a empreendimentos rurais e agroindustriais, para conhecimento “in loco” de experiências bem sucedidas no âmbito da cajucultura dentro do polo de Cascavel (CE).
Na Feira do Caju,  num  pavilhão com sessenta estandes, serão expostos, demonstrados e comercializados produtos, serviços máquinas e equipamentos relacionados com a cajucultura. Também contempla a apresentação de produtos agropecuários, oriundos da agricultura familiar. Serão expostos e comercializados produtos do artesanato regional.
CAJU DE OURO  - O troféu será  entregue na solenidade de abertura do Caju Nordeste às pessoas físicas (agricultores, empreendedores agroindustriais, técnicos, pesquisadores e políticos) e às empresas e instituições públicas e privadas que se destacaram na realização de ações em prol do desenvolvimento da cajucultura. Os homenageados serão escolhidos por uma Comissão Técnico-Científica, composta com representantes indicados pelas organizações parceiras do evento.
O Caju Show, com apresentações artísticas e culturais, animarão as noites dos participantes durante o período de realização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário