Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SERRAS GAÚCHA E CATARINENSE - EM DEBATE PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO

O último dos três seminários regionais para debater o Plano Estratégico de Desenvolvimento das Serras Gaúcha e Catarinense aconteceu ontem, 27, na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro foi discutir com empresários, dirigentes estaduais e municipais do setor um plano de trabalho para implementar ações estratégicas de desenvolvimento envolvendo municípios serranos dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O recurso para a execução da consultoria é proveniente do Prodetur, por meio do BID,  e parte da política de gestão descentralizada do Ministério do Turismo para implementar ações de desenvolvimento regional. No início do ano, o MTur realizou licitação, que foi vencida pelo consórcio das empresas Petrocchi Consultoria e Moving Consultoria Organizacional para a realização do estudo. O contrato foi assinado em janeiro no valor de R$ 1 milhão.
Por meio dos diagnósticos feitos pelas empresas de consultoria, está em construção uma proposta operacional para o desenvolvimento da região dos parques Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral, que envolvem os dois estados do Sul. Ao todo 23 municípios serão contemplados pelo projeto, sendo quatorze no Rio Grande do Sul e outros e nove em Santa Catarina. Os municípios estão localizados na Região das Hortênsias (São Francisco de Paula); da Uva e Vinho (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado); dos Campos de Cima da Serra (Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria e Jaquirana); e do Litoral Norte (Mampituba e Torres); e os localizados os catarinenses da Região Caminho dos Canyons (Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Morro Grande, Passo de Torres, Araranguá, Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul e Sombrio).
Depois das consultas municipais, foram feitos seminários regionais. O primeiro deles ocorreu no dia 19 de novembro em Araranguá (SC) e o segundo, no dia 20 em São José dos Ausentes (RS). O último ocorreu na última quinta-feira, em Flores da Cunha (RS). A partir das questões discutidas nos três seminários regionais será finalizado o plano de trabalho para aplicação nas regiões a partir de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário