Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PROMOÇÃO DA SEUMA/PMF - ATIVIDADES EM DEFESA DA FAUNA URBANA E MARINHA

Orla de Fortaleza
Amanhã (29/12) e na sexta-feira, 12 de dezembro próximo, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) da Prefeitura de Fortaleza  promoverá uma série de atividades na  campanha de conscientização “A fauna é nossa. Eu Protejo!”. A primeira delas, amanhã, às 16 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema (próximo ao Espigão da Rua João Cordeiro), será uma intervenção ambiental na Praia de Iracema,  com a formação de uma corrente humana. O ato simbólico alertará para o risco de extinção de animais como as tartarugas (quelônios) e o boto-cinza (Sotalia guianensis), espécie esta tão importante que foi tombada como patrimônio natural do município, conforme a Lei 9.949/2012.
O trabalho é uma das frentes de atuação da Política Municipal de Fauna Urbana, em fase de construção e que tem como objetivo proteger e conservar a fauna, abrangendo todos os ecossistemas, inclusive o marinho. As outras instituições convidadas a participar da iniciativa são o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Conselho de Políticas e Meio Ambiente do Estado do Ceará (Conpam), além de organizações da sociedade civil, como a ONG Aquasis,  Grupo de Proteção às Tartarugas GTARVerdeluz e Movimento de Proteção à Fauna.
Com a ação, a expectativa é de uma maior conservação da vida de quelônios, menor índice de afugentamento de boto-cinza e menor ação predatória humana (acidentes com artes de pesca,  caça, comercialização, consumo da carne e ovos dos animais). O início da campanha foi no último dia 19, com uma reunião técnica, na sede do Ibama. A culminância será com a realização do I Seminário Municipal de Fauna Urbana, no dia 12 de dezembro, : as 8h às 17h, no  auditório José Albano - Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará,  aberto à sociedade, de onde sairão diretrizes para a Política de Fauna do Município de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário