Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CASA DE RUI BARBOSA - VERBA PARA REVITALIZAR O JARDIM HISTÓRICO

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio financeiro de R$ 3,6 milhões à Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) para revitalização e restauração integral do jardim histórico do Museu Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. 
Integrado à natureza e com área total de 6,2 mil m2, o tradicional espaço de cultura e lazer terá seu projeto paisagístico revitalizado e ganhará nova iluminação e sinalização. Serão restaurados os elementos integrados do jardim, visando à preservação de suas características românticas do século XIX. 
Este será o primeiro projeto no País a seguir os moldes propostos pela Carta de Florença da UNESCO e pela Carta dos Jardins Históricos Brasileiros. As duas convenções consideram tanto os valores culturais como os componentes ambientais na conceituação e definição dos princípios gerais de preservação de jardins históricos. 
O novo sistema de iluminação e sinalização possibilitará a realização de atividades e a visitação noturna do jardim, que terá seu horário de fechamento estendido para as 21h (o funcionamento atual é das 8h às 18h). 
Segundo levantamento do IPHAN, no Rio de Janeiro há cerca de 40 jardins históricos. A operação abre caminho para iniciativas de manutenção e restauração de jardins históricos de âmbito nacional, de acordo com princípios de preservação patrimonial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário