Antônio José de Oliveira |
Inovar é sempre aconselhável nas gestões pública e privada. Em matéria de Turismo, pensar grande é fundamental, todavia com os pés no chão. Um apelo: não se deve vender a ninguém algodão por veludo. Nada de superestimar belezas naturais, as criadas pela mão humana e querer jogar o lixo para debaixo do tapete, pensando ocultar as falhas. Ao bom entendedor, meia palavra basta, diz um ditado popular.
Em Fortaleza, quando presenciamos fatos dessa natureza, chegamos à conclusão de que existe, sim, amadorismo no Turismo cearense. Asseguramos que, mostrando-se os senões, é possível corrigi-los. Um dia, o amadorismo cederá lugar ao profissionalismo em tudo. Difícil atingir-se o ideal? Sim, porém não impossível. Basta mais treinamento para os que militam, nesse segmento econômico, que impacta mais de 52 atividades na Economia do Estado.
Para não dizer que apontamos somente fatos negativos, registramos, por questão de justiça, que houve melhorias, na infraestrutura de suporte ao turismo e na prestação de serviços, por parte da iniciativa privada e pública, sobretudo em Fortaleza, principal portão-de entrada de turistas. Os turistas brasileiros e estrangeiros continuam visitando e elogiando a hospitalidade e os atrativos naturais e os construídos pelas mãos criativas do homem, embora com restrições à mobilidade e aos preços cobrados pelos serviços prestados, incluindo os setores de alimentação e hospedagem.
Apesar de alguns senões, há, quando os turistas são entrevistados, promessa de novo retorno a Fortaleza e a outros recantos turísticos fora da capital. Isso, gente, é sinal de que o oferecido aos turistas e por eles desfrutado, agradou. Mesmo com os elogios, não devemos satisfazer-nos com as declarações positivas dos turistas e, sim, buscar sempre o melhor para eles e nossos habitantes. O que vamos destacar, agora, é a velha história válida para qualquer atividade socioeconômica (agropecuária, indústria, serviços) e cultural: “O sucesso de hoje não garante o de amanhã”. Por isso, não devemos dormir sobre os louros das conquistas no turismo cearense.
No momento, a bola está com Arialdo Pinho e, para fazer muitos gols, no turismo, tem de contar com a ajuda financeira e o apoio do governador Camilo Santana, além da parceria com Ministério do Turismo, Embratur, e outros públicos e privado. O ex-titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, atuou com competência e obteve bons resultados para o setor, tanto na divulgação do potencial turístico, quanto na infraestrutura de suporte ao turismo.
A iniciativa privada também ajuda a projetar o turismo alencarino. Agora, a prefeitura pode fazer mais do que fez a gestão anterior, cuidando da infraestrutura física da cidade. Não vamos enumerar, aqui, os pecados. Basta que se visite o centro de Fortaleza, para sentir o descuido da regional da prefeitura, que vê o feio e não trata de melhorar a situação crítica.
Antônio José de Oliveira :Vice-presidente da Abrajet-Ceará
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