Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2015

ATRAÇÃO PARA OS FORTALEZENSES - EXPOSIÇÃO INÉDITA MOSTRA A NATUREZA BRASILEIRA

A Conexão Estação Natureza, exposição interativa que tem por objetivo aproximar a natureza do dia a dia das pessoas, chegou a Fortaleza na terça-feira (28). A mostra, que é inédita e gratuita, acontece na Praça do Telão (Piso L1) do Shopping Iguatemi Fortaleza até 11 de agosto e é promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, fazendo parte das comemorações de 25 anos dessa organização.
A mostra começou em São Paulo (SP) e já esteve no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Brasília e em Salvador  atraindo mais de 1,5 milhão de pessoas. Depois de Fortaleza, o evento segue para outras quatro capitais, percorrendo, no total, 15 mil km, por todas as regiões brasileiras.
A Conexão Estação Natureza sensibiliza os visitantes para a causa ambiental, oferecendo atividades interativas, a partir de recursos tecnológicos avançados. Sua  principal mensagem é que seres humanos e a natureza estão conectados um ao outro, de modo indissociável. Toda a exposição é 100% adaptada para portadores de necessidades especiais.
ATRAÇÕES PARA A FAMÍLIA - A Conexão Estação Natureza oferece jogos e atividades para todos os públicos e idades. O espaço que tem atraído mais visitantes é o cinema sensorial 4D de seis telas dispostas em 360º. Nele as pessoas assistem a um vídeo sobre a natureza, que leva o participante a 'viajar' por diversos ambientes naturais do planeta e é narrado pelo próprio tempo. Enquanto as cenas passam diante das telas, as pessoas sentem frio, calor, vento, chuva e até aromas: tudo de acordo com as imagens que estão sendo projetadas.
As 'viagens sem sair do lugar' não param por aí: os visitantes têm a oportunidade de usar os óculos 'rift' e fazer uma visita virtual à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada dentro do maior trecho contínuo de Mata Atlântica do país.Também, é possível se divertir em jogos interativos, com tecnologias inovadoras como a 'kinect', na qual os personagens de um jogo sobre serviços ambientais repetem na tela os movimentos realizados pelos participantes. Há ainda um game com a tecnologia 'motion by hands', em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases de um game sobre as mudanças climáticas.
PEDALADAS ECOLÓGICAS - Conscientizar sobre a emissão de gases do efeito estufa também é um dos objetivos da exposição, especialmente diante do cenário de mudanças climáticas pelo qual passamos. Por isso, estão disponíveis três bicicletas ligadas à reprodução em tamanho real de uma árvore de médio porte. Quando as pessoas pedalam, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil durante a pedalada, além da quantidade de gases de efeito estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.
Para incentivar as 'pedaladas ecológicas' está sendo feita uma espécie 'competição do bem' entre as cidades que estão recebendo a exposição. Cada nova capital saberá quanto que as anteriores pedalaram e será encorajada a bater esse número. Em São Paulo foram pedalados 2.341 km, Brasília superou essa marca com 2.807 km, sendo que o Rio de Janeiro ampliou a diferença com 3.274 km. Belo Horizonte é a segunda colocada com 6.069 km e Salvador é a atual campeã com 7.562 km.
ATENDIMENTO ÀS ESCOLAS - As escolas cearenses interessadas terão  possibilidade de levar seus alunos para visitar a exposição nos períodos da manhã e da tarde, em visitas guiadas. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Shopping Iguatemi Fortaleza (85) 3477-3521.

Nenhum comentário:

Postar um comentário