No último sábado, às 10h, houve a solenidade de assinatura, pelo prefeito Roberto Cláudio, do decreto que regulamenta a instalação dos parklets, espaços que incentivam a convivência urbana. O ato aconteceu durante a entrega do primeiro trecho urbanizado do Parque Rachel de Queiroz, no bairro São Gerardo, efetivação de antiga reivindicação dos moradores de grande parte da zona oeste da cidade
O parklet é uma das possibilidades de reinvenção do espaço público, oferecendo estruturas diferenciadas, como mobiliários que juntam arte, acessibilidade, mobilidade, cultura e urbanismo em um só local. A ideia do parklet surgiu nos Estados Unidos e já é uma realidade em todo o mundo. Em Fortaleza, as pessoas podem aproveitar este espaço na Avenida Beira-Mar, em frente ao espigão da Avenida Rui Barbosa.
Segundo o Decreto, os parklets poderão ser implantados por pessoa física, jurídica ou pela própria administração pública. Quando o interessado for um particular, deverá apresentar o projeto na Secretaria Regional do bairro onde deseja instalar o parklet. Ao ter sua proposta aprovada, virará um permissionário por dois anos prorrogáveis por mais dois anos. Dessa forma, poderá fixar placa com seu nome ou logomarca, explicitando que é o responsável pela manutenção daquele espaço.
O PARQUE RAQUEL DE QUEIROZ - O novo espaço conta com 335 metros quadrados de área verde, quadra de futebol de areia, playground, academia ao ar livre, bancos, pista para cooper e caminhadas, área para andar de bicicletas, arborização e paisagismo. A requalificação da área, que corresponde ao Trecho 04 do Parque, foi realizada em parceria, já que o espaço faz parte do Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes. A gestão municipal foi responsável pela requalificação na drenagem do Riacho Alagadiço, da nova iluminação e fornecimento de água.
Ressalte-se que o Parque Rachel de Queiroz é a segunda maior área verde de Fortaleza, perdendo apenas para o Parque do Cocó. Tem 12 km de extensão, permeia 14 bairros da Cidade e tem uma área de influência sob 22 bairros. Ele é uma das prioridades da Prefeitura de Fortaleza na área do meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário