Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2015

CHEGA À 43º EDIÇÃO O FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 43ª edição ininterrupta como um dos mais resistentes eventos cinematográficos do País. Ao longo de mais de quatro décadas, reflete a história do nosso cinema e testemunha a história cultural do Brasil. Desde o primeiro Kikito, feito ainda em de madeira e entregue em 1973, o Festival se reinventou e resistiu. É dando continuidade a este clima de confiança que Gramado realiza mais uma edição do evento. Este ano, começará dia 7 e vai até o dia 15 de agosto.
O FESTIVAL - A edição 2015 segue o mesmo formato dos últimos anos com mostras competitivas  de longas brasileiros e estrangeiros, curtas brasileiros e o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas (dias 7 e 8). A grande noite de premiação acontece no dia 15 agosto. 
Além das mostras competitivas, uma noite de pré-estreia com apresentação de projetos do programa gramadense Educavídeo e uma programação exclusiva com mostras paralelas, cinema nos bairros, cinema nas escolas, debates, encontros, lançamentos de livros e outras atividades tomam conta do evento.
A curadoria segue com a argentina Eva Piwowarski e os brasileiros Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. Para essa seleção foram vistos 124 filmes brasileiros e 67 estrangeiros. O resultado desta curadoria se reflete em duas mostras competitivas que apresentam 15 longas-metragens, sendo oito brasileiros e sete estrangeiros. Entre os curtas brasileiros, 15 títulos disputam o Kikito. Para o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, 14 curtas foram selecionados.
PREMIAÇÃO EM DINHEIRO - A premiação em dinheiro segue como um firme compromisso assumido pelo Festival com a classe cinematográfica em 2014. São 280 mil reais distribuídos entre os vencedores das mostras competitivas de longas brasileiros e estrangeiros e curtas brasileiros. A Mostra Gaúcha de Curtas – segue com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que distribui um total de 30 mil reais entre os vencedores
AVANT PREMIÈRE GRAMADO – Na noite que antecede a abertura oficial do evento (06/08), o tapete vermelho recebe os alunos do projeto  Educavídeo e a comunidade de Gramado. Toda a infraestrutura do Festival já estará aberta a esta iniciativa bem-sucedida que teve início em 2014, do tapete vermelho ao Palácio dos Festivais. O Educavídeo consiste em ações educativas nas escolas da rede pública que visam fazer da linguagem audiovisual um instrumento da educação.
MOSTRA DE LONGAS GAÚCHOS - Em um ano expressivo para o cinema gaúcho (13 títulos foram inscritos para a mostra competitiva de longas brasileiros), seis produções serão exibidas fora de competição na Mostra Gaúcha de Longas, que acontece com sessões à tarde no Palácio dos Festivais.
Os filmes que participam da programação são: “Edmundo”, de Luiz Alberto Cassol; “Errante – Um Filme de Encontros”, de Gustavo Spolidoro; “Filme Sobre Um Bom Fim”, de Boca Migotto; “Nós Duas Descendo a Escada”, de Fabiano de Souza; “Sobre Amanhã”, de Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento; e “Tormenta”, de Lucas Costanzi.
O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Vários são os patrocinadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário