Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2015

BALEIAS JUBARTE: ATE NOVEMBRO, MILHARES ESTARÃO NA COSTA DA BAHIA

Este mês, a costa da Bahia entrou na temporada de observação da baleia Jubarte. É entre os meses de julho e novembro que cerca de 15 mil desses mamíferos marinhos vêm da Antártida para o litoral brasileiro a fim de se reproduzirem e acasalarem, um ritual da natureza que se transformou em uma grande atração turística. O principal berço fica no Parque Nacional dos Abrolhos, que em 2014 recebeu 4 mil turistas.
O turismo de natureza é a segunda modalidade mais procurada por estrangeiros no país, com 19% da preferência, segundo estudo do Ministério do Turismo. Somente em 2014, os parques nacionais receberam quase 6,6 milhões de turistas, 10,8% a mais do que no ano anterior. O vasto e competitivo potencial para o turismo de natureza, aliás, é uma das pautas estratégicas do MTur. A estruturação dessas unidades de conservação e o aumento da visitação a essas áreas estão entre as prioridades do Plano Nacional do Turismo (PNT).
AS VISITAS EM ABROLHOS -  Por se tratar de uma área de conservação, as regras são rígidas para a chegada em Abrolhos. A porta de entrada é o município de Caravelas e as embarcações levam cerca de três horas para chegar ao arquipélago. A cerca de 70km da costa estão as ilhas vulcânicas Redonda, Siriba, Guarita, Sueste e o Recife dos Timbebas. O desembarque só é permitido na ilha Siriba, onde também é possível fazer trilha e observar aves. A riqueza biológica do parque de Abrolhos é tamanha que, nos anos 1830, a região foi objeto de pesquisa do cientista Charles Darwin, criador da teoria da evolução das espécies.
Com o fim da caça e o aumento da população das baleias, cada vez mais é possível avistá-las em diferentes pontos da costa baiana. Hoje, empresas especializadas oferecem esse tipo de turismo em quase todo o litoral do estado.  Nesta época, as baleias costumam ficar em águas rasas, bem próximas da costa, a fim de proteger os filhotes de predadores. Isso facilita a aproximação e observação.
Em média, os filhotes medem quatro metros e pesam 1,5 tonelada. Já os adultos chegam a 16 metros de comprimento e 40 toneladas, o que equivale ao peso de oito elefantes juntos. Além de se admirar com a beleza e tamanho das baleias, os turistas podem ver acrobacias e saltos nos quais as baleias chegam a expor até dois terços do corpo.
REGRAS A SEGUIR - A fim de não prejudicar o ecossistema, é fundamental conscientizar os turistas sobre o equilíbrio ecológico na região e sobre a importância de respeitar os animais. Por isso, o passeio deve ser feito por meio da contratação de operadoras capacitadas em lidar com a espécie marinha.
Também é preciso seguir regras como: não aproximar o barco a menos de 100 metros das baleias; desligar as hélices do barco durante o período de observação; não permanecer mais de 30 minutos próximo às baleias e respeitar o limite de velocidade. As embarcações devem ter sempre um biólogo a bordo que, além de coletar informações para pesquisas, ajuda a orientar os turistas e tripulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário