Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de julho de 2015

ROTA DAS EMOÇÕES - SALÃO DE TURISMO PROMOVE UM GRANDE DESTINO TURÍSTICO

Represenrnte do Mtur , Wilken Souto 
Durante três dias, em Jericoacoara, a “Rota das Emoções”, que envolve o Ceará, o Piauí e O Maranhão, esteve na pauta do 3º Encontro promovido pelo Sebrae dos respectivos  estados.  A cadeia produtiva do turismo e representantes do setor público lá se  encontraram, nos últimos dias 25, 26 e 27,   para discutir novas estratégias e oportunidades que deem maior visibilidade à região, tanto no Brasil como no exterior. A programação reuniu palestras, mesas redondas, mostra e comercialização de produtos, e rodadas de negócios com empresas do segmento que devem movimentar R$ 1,5 milhões para os  próximos 12 meses.
Da abertura do evento ao seu término, no amplo espaço reservado para reuniões de porte e grandes shows, secretários de turismo tanto dos estados como dos municípios participantes da “Rota das Emoções” e personalidades de destaque dos vários segmentos do turismo fizeram abordagens diversas sobre como superar obstáculos e oferecer condições para  que maior número de pessoas visitem tão bonita e ainda pouco conhecida e divulgada região paradisíaca do Nordeste. Através do presidente Joaquim Cartaxo, do presidente do Conselho Deliberativo, Flávio Saboia e de elevado número de conselheiros, o Sebrae do Ceará  deu provas de que, ao lado dos seus colegas do Sebrae do Piauí, a Rota das Emoções 
Secretária Nicole Barbosa,  na solenidade de encerramento
Os destaque e interesses pelos diversos assuntos em pauta foram muitos, a exemplo da mesa redonda sobre turismo de aventura, que abordou oportunidades, desafios e diferencias competitivos como a norma internacional, elaborada pela ISSO, com base nas experiências brasileiras de normalização, fruto de um trabalho conjunto do Sebrae, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Mas de muito  importância também foram as reuniões, mesas-redonda  e palestras dos prefeitos e secretários municipais de turismo e dos experts em gastronomia, hotelaria e outros setores,  todos contribuindo com sua parcela para que a Rota sejam em pouco tempo um diferencial para o turismo regional, inclusive com participação significativa na economia.  
A Rota das Emoções liga três estados do nordeste brasileiro - Maranhão, Piauí e Ceará e envolve 14 municípios. No Maranhão, os municípios que integram a rota são Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. Já no Piauí são Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. No Ceará, os municípios que fazem parte do roteiro são Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Registre-se, contudo, que outros municípios indiretamente são atingidos. 
A Rota foi instituída na primeira edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística, implantado em 2005 pelo Sebrae e Ministério do Turismo. Entre os resultados alcançados nos dez anos em que o Sebrae atua nesse território estão a legalização de 80% dos negócios envolvidos no projeto, a ampliação para sete dias da taxa média de permanência dos turistas – mais que o dobro dos três dias registrados anteriormente- e a geração de recursos da ordem de R$ 219 milhões, a partir do fluxo turístico via agências de viagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário