Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

MAIOR ATENÇÃO AO TURISMO

Jor. Antonio José de Oliveira
ABRAJET-CE
Mesmo quem não é da área, porém acompanha notícias, reportagens e comentários, pelos diversos veículos de comunicação de massa e até pelas redes sociais, sabe que a denominada indústria de turismo é uma atividade importante, em termos econômicos, sociais e culturais, em todo o mundo, reconhecida como mola propulsora do desenvolvimento sustentável de países, que detém potencial turístico e explora-o, racionalmente, isto é, com profissionalismo, ética e transparência em tudo  o que lhe diz respeito. Para corroborar a retrocitada assertiva, basta inteirar-se de informações, referentes a 2011, do Conselho Mundial de Turismo e Viagens (WTTC), quando divulgou ser o Turismo responsável pela geração de mais de 98 milhões de empregos, de forma direta, e 255 milhões de maneira indireta, chegando – acredite, leitor-amigo - a ultrapassar a indústria automobilística no universo.
Há estudos comprovando gerar o Turismo, que impacta mais de 60 atividades, nos três setores da Economia, ou seja, o primário (industrial); o secundário (agropecuário); e o terciário (serviços), mais de 2 trilhões de dólares, em receita, já representando um pouco mais de  2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.  
  No Brasil, o Turismo vem crescendo, ano a ano, no receptivo, (número de turistas estrangeiros), porém é insignificante, se comparado a países, como: Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América do Norte e Inglaterra. Alguns dirão que nosso país é novo, apenas com pouco mais de cinco séculos de descoberto bem diferente dos países europeus. Mas, pelo seu potencial turístico natural e artificial, além de diversificada cultura, essa justificativa não calha bem.
Ante o exposto, urge que os governantes brasileiros deem maior atenção ao Turismo, por intermédio de seus órgãos públicos, nas esferas federal, estadual e municipal, sobretudo, nesses dias de crise econômica e política, pela capacidade que tem o turismo de gerar mais empregos, gerar divisas, aumentar a circulação da moeda nacional e outras vantagens. Por último, um apelo que faz sentido: maior atenção ao turismo.
No Ceará, as atividades turísticas recebem apoio dos governantes, nas esferas estadual e municipal, por intermédio de suas secretarias, além da iniciativa privada. O Estado tem participado de importantes eventos turísticos, no exterior e no Brasil, de modo brilhante. Comparecemos a alguns deles. Mas, a prefeitura de Fortaleza, com a chegada da alta estação turística, precisa cuidar melhor da limpeza, da iluminação nas avenidas, ruas, praças, praias e outros recintos públicos, haja vista que turista gosta – repetimos – de ver luxo e não lixo.
     A cidade, inclusive em alguns corredores turísticos, em termos de limpeza, deixa muito a desejar. Para comprovar o que dizemos, passe pela Av. Heráclito Graça e outras artérias no centro da cidade. Não se concebe, gente, uma cidade turística com mazelas, em sua infraestrutura, a exemplo da malha viária, com buracos grandes, remendos no asfalto e água fétida, empoçada nas coxias, que atrai insetos peçonhentos etc. Vamos, prefeitura, zelar mais por nossa Fortaleza.
Antonio José de Oliveira / Vice-presidente da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário